Qualifica Já: vice-prefeito assina convênio com Governo do Estado para mais oportunidades de capacitação profissional Destaque

A partir de parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) oferecerá mais oportunidades de capacitação profissional aos munícipes. O convênio "Qualifica Já" foi assinado na tarde desta segunda-feira (22) pelo vice-prefeito, Raliston Souza, o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, e o secretário de Estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire.

A assinatura aconteceu no Palácio Guanabara, sede do Executivo Estadual, e estabeleceu a oferta de cursos em áreas como petróleo, gás e energia. O vereador Alexandre Barrão e o subsecretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Luiz César Sorriso, também participaram.

— Em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, agradeço ao Governo do Estado por mais uma excelente notícia. Estamos muito felizes em firmar esta parceria que propiciará qualificação e, consequentemente, geração de emprego e renda — afirmou Raliston, que agradeceu ao vereador Barrão por intermediar o acordo.

ASCOM SFI Júlio César Barreto

De acordo com o vice-prefeito, por meio do "Qualifica Já", o município vai aumentar as vagas disponibilizadas para a capacitação dos munícipes. Ele lembrou que, em dezembro, o departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR) da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) formou 186 pessoas a partir de oito qualificações ofertadas.

O secretário de Estado, Bruno Dauaire, destacou que o "Qualifica Já" foi “uma grande conquista para os são franciscanos”, sendo SFI o quarto município do Estado a ser contemplado. Já o secretário de Estado, Hugo Leal, abordou o objetivo do convênio, que visa contribuir com o crescimento socioeconômico regional.

— A pedido do governador Claudio Castro estamos fazendo um investimento muito grande na preparação da mão de obra, principalmente, para as áreas de offshore, indústria e construção civil, criando oportunidades, sobretudo, nesta região de influência da bacia de Campos e Macaé — disse.

Uanderson Fernandes Governo do Estado 1

A estimativa do Governo do Estado é capacitar até 240 pessoas por mês. Os primeiros cursos oferecidos serão Montador de Andaime com carga horária de 16h, Auxiliar de Movimentação de Cargas com carga horária de 24h e Brigadista com carga horária de 8h.

Nos próximos dias, a SMTDH divulgará informações sobre inscrição, que será destinada a maiores de 18 anos com Ensino Fundamental Completo.

Uanderson Fernandes Governo do Estado 3

(1 Votar)