Evento aborda combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes Destaque

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoveu na manhã desta sexta-feira (17) palestra e exposição sobre combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.

O evento, realizado através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), aconteceu na véspera do dia nacional dedicado à causa, que é marcada pela campanha “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes”.

Evento aborda combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes RONALDO BRUM 1

A iniciativa contou com a presença de profissionais de diversos setores da municipalidade que podem ter contato com uma vítima de abuso. Estavam presentes representantes do Conselho Tutelar e das secretarias municipais de Educação e Cultura; de Saúde; e de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil.

— É muito importante que a vítima tenha uma rede de apoio, tanto familiar, quanto dos órgãos públicos para que seja bem acolhida e sinta-se segura. Também é muito necessário que pais e responsáveis abordem este tema junto aos filhos para alerta-los — destacou a gerente de Proteção Social Especial da SMTDH, Eliana Carvalho.

Evento aborda combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes RONALDO BRUM 7

No decorrer do evento, psicólogas e advogadas abordaram vários aspectos que envolvem os abusos sexuais. As profissionais alertaram sobre sinais dados pelas crianças vitimadas, como agressividade, crises de ansiedade e mutilação. No aspecto legal, foram tratadas legislações como a lei Maria da Penha, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a lei 14.344, conhecida popularmente como Lei Henry Borel, que trata da prevenção e do enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente.

Em casos de abuso sexual, a população deve acionar os órgãos públicos através dos telefones 190 (Polícia Militar), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 100 (Disque Direitos Humanos).

Evento aborda combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes RONALDO BRUM 6

Confira mais registros:

Última modificação em Sexta, 17 Mai 2024 13:31