Equipes da SMTDH capacitadas através da Oficina “A Execução do Paif” Destaque

As equipes técnicas da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI) receberam a Oficina “A Execução do Paif (Programa de Atenção Integral à Família)”. Ministrada pelas técnicas da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Priscila Paes Pessanha Barreto e Deborah Silveira Carvalho, a capacitação ocorreu na semana passada, na sede da SMTDH.

“A capacitação continuada da equipe técnica é de grande importância para o aprimoramento do trabalho. Recebemos as colegas, que através da partilha de experiências contribuíram muitíssimo conosco. O tema abordado (Paif) é o principal programa executado nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Agradecemos às psicólogas Priscila Barreto e Deborah Carvalho e também ao secretário de Desenvolvimento Humano e Social de Campos, Rodrigo Carvalho”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

O Paif oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. O programa é uma atribuição exclusiva do poder público e é desenvolvido necessariamente no Cras.

Durante a oficina, as coordenações, na parte da manhã, e a equipe técnica dos Cras, na parte da tarde, receberam informações detalhadas sobre os serviços disponibilizados pelo Paif ao cidadão: entrevista, visita domiciliar, grupos de famílias atendimento particularizado, atendimento particularizado domiciliar, reuniões de planejamento participativas, palestras, campanhas socioeducativas, eventos comunitárias, encaminhamento, com acompanhamento, para benefícios e serviços socioassistenciais ou para as demais políticas setoriais.

Cras - SFI possui três unidades: Cras Praça João Pessoa, na Rua Valdemar Xavier Mendes (Rua da Creche); Cras Ilha dos Mineiros, na Rua Seis; e Cras Centro, na Rua João Paes Viana, nº 29 (Rua do Conselho Tutelar). O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no período das 8h às 17h.

WhatsApp Image 2022 07 12 at 16.40.02 1

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285

Utilidade Pública