Iniciado o cadastro para doação de mudas de maracujá no Espaço do Produtor do Centro Destaque

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou o cadastramento de produtores rurais para o recebimento de mudas de maracujá. No total serão doadas 10 mil mudas de quatro variedades certificadas vindas da Embrapa de Brasília, nesta primeira etapa dentro da estratégia de retomar a cultura da fruta no município, através de parceria com a Pesagro-Rio.

Os produtores interessados em receber as mudas devem comparecer de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h, no Espaço do Produtor 1, ao lado da Delegacia de Polícia Civil, no Centro. É preciso preencher um formulário com dados pessoais, informar o endereço da propriedade e a área disponível para o plantio, revelar se já trabalhou com plantação de maracujá e o tamanho da área plantada, além de assinar um termo se comprometendo a realizar o plantio das mudas doadas, autorizando ainda a visita de técnicos da Embrapa.

“A engenheira agrônoma Fernanda Gregolin, contratada no convênio com a Pesagro-Rio, vai prestar toda a assistência técnica, desde o recebimento das mudas, passando pela preparação da terra e o plantio, até a colheita. A previsão é de que as mudas cheguem na segunda quinzena deste mês. Nossa expectativa é atender nesta primeira etapa aproximadamente 50 produtores ou até mais, já que cada um deles terá direito ao no máximo 200 mudas, mas pode haver situação em que a área disponível para o plantio não atinja este número, abrindo espaço para que mais produtores sejam contemplados”, explicou o secretário de Agricultura, Enaldo Barreto.

As mudas disponibilizadas serão as das seguintes variedades: BRS Gigante Amarelo (3.000 mudas), BRS Sol do Cerrado (5.500), BRS Rubi do Cerrado (1.000) e BRS Pérola do Cerrado (500).