Cooperação técnica com Embrapa e Emater-RJ é tema de reunião na prefeitura Destaque

Com foco no desenvolvimento do setor agrícola de São Francisco de Itabapoana (SFI), o vice-prefeito Raliston Souza se reuniu na manhã desta quarta-feira (15) com representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ) e Embrapa Solos, uma divisão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) voltada para o estudo dos solos no Brasil.

Representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos, Raliston destacou a importância de estabelecer sempre “uma aproximação com esses dois órgãos significativos para o setor”. “Com a Embrapa e a Emater atuando em nosso município, vários setores serão beneficiados. Desde os produtores, que aprimorarão a maneira de cultivar e vender, até os consumidores, que terão acesso a um produto ainda melhor”, afirmou.

Para o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, a parceria entre os órgãos é “uma oportunidade ímpar” e “certamente trará muitos projetos para auxiliar as demandas dos produtores”.

Um dos pesquisadores da Embrapa Solos, José Ronaldo, explicou que os três primeiros projetos previstos consistem na construção de três barragens subterrâneas para os períodos de seca, a recuperação de áreas de pastagens degradadas e o Fertmóvel, que é um laboratório móvel completo utilizado na análise de fertilidade do solo.

“Desde segunda-feira (13), realizamos reuniões com os produtores. Percebemos o anseio muito grande por informação. A cooperação técnica trará ações que vão contribuir para esta necessidade”, disse. Ele estava acompanhado de outro pesquisador da instituição, Claudio Capeche, e do supervisor local da Emater-RJ, João da Posse.

Paralelamente, a chefe de Gabinete, Francilea Azeredo, destacou que SFI possui histórica vocação agrícola. Ela explicou que, a partir de agora, o jurídico da prefeitura analisará os termos da cooperação, que, posteriormente, será assinada pela prefeita Francimara.

Última modificação em Quinta, 16 Dezembro 2021 09:52