Campanha de vacinação contra raiva animal prossegue Destaque

A vacina contra raiva animal segue disponível em 18 pontos em São Francisco de Itabapoana (SFI). No Dia D da Campanha, realizado em três de dezembro, foram vacinados mais de quatro mil animais, entre cães e gatos.

A partir de então, os imunizantes seguem disponíveis nas mesmas unidades de saúde onde a campanha foi realizada: Centro, Amontado, Barra do Itabapoana, Bom Lugar, Buena, Carrapato, Campo Novo, Coreia, Estreito, Gargaú, Imburi, Paraíso, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Pingo D’Água, Travessão de Barra, Santa Clara e Sossego. Para retirar, basta comparecer com um isopor com gelo.

— Mesmo em um dia chuvoso, o Dia D registrou um número muito bom. Com a vacina disponível em diversos pontos, esperamos alcançar a meta de vacinar, pelo menos, 90% dos cães e gatos do nosso município — afirmou o coordenador da Vigilância Sanitária (Visa), Carlos Magno Mariano. Ele destacou o apoio das secretarias municipais de Agricultura; de Saúde e; de Educação e Cultura.

Mariano lembrou que a raiva é uma zoonose, ou seja, doença pode ser transmitida dos animais ao homem e vice-versa. "Desta forma, a imunização garante a proteção dos animais, de seus proprietários e demais pessoas", explicou.

Posteriormente, a vacina ficará disponível somente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada ao lado do Banco Itaú, e na sede da Visa, em Ponto de Cacimbas. Também está prevista a realização de vacinação itinerante nas localidades.