SFI presente no encerramento do Projeto Jovens Astros do Amanhã Destaque

São Francisco de Itabapoana (SFI) participou do encerramento do Projeto Jovens Astros do Amanhã, desenvolvido pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, durante cerimônia realizada no auditório do Sesc, no município de Campos dos Goytacazes, na última quarta-feira (26). Entre 1.800 estudantes de escolas públicas de seis municípios da região, a aluna de SFI Késia Barreto Junqueira, 13 anos, está entre os nove selecionados e que elaboraram produções em animação em 2D e em 3D.

Objetivando motivar os estudantes a terem experiências nas áreas de astronomia, programação e animação, o projeto é apoiado e financiado pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e conta com o apoio da Prefeitura de SFI e da Secretaria de Estado de Educação.

O secretário municipal de Educação, Robson Santana, em seu discurso destacou a importância do projeto, agradecendo o apoio da prefeita Francimara Barbosa Lemos, e fez um convite às demais cidades da região.

“Convidamos os municípios vizinhos para que nós possamos compartilhar estes conhecimentos que estamos adquirindo junto com o Marcelo Souza (diretor do Clube de Astronomia Louis Cruls e coordenador do Jovens Astros do Amanhã) e a equipe dele. Que a gente possa estar novamente participando deste projeto no ano que vem e com mais força ainda. Todos estão satisfeitos, nossos alunos, professores, diretores de escola e demais funcionários da SMEC”, ressaltou Santana, que esteve presente à cerimônia junto com a coordenadora-geral do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em SFI, Ingrid Alves, além de gestores, professores e estudantes.

A aluna Késia estuda na Escola Municipal Professor Herval Luiz dos Santos Batista (Escola Modelo), no Centro, onde cursa o 8º ano, sendo moradora no bairro do Macuco. A bolsista do projeto ganhou um curso de inglês pelo Instituto Brasil Estados Unidos (Ibeu) e recebeu US$ 100 por nove meses, geridos pela Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor).

Após ser selecionada, a estudante ganhou um notebook da SMEC para acompanhar as atividades on line do Jovens Astros do Amanhã. A aluna se destacou nas duas fases do projeto, avançando para a fase de desenvolvimento, tendo ajudado a elaborar aplicativos, entre eles o “Space”, sobre o espaço; “Posto de Gasolina”, que disponibiliza os valores dos combustíveis em cada posto; “SK”, a respeito da poluição luminosa no âmbito mundial; e o “Tur”, que destaca os pontos turísticos de SFI, principalmente as praias, monumentos históricos e o Barracão de Gargaú.

O projeto foi desenvolvido em sete escolas municipais de SFI: E.M. Dirceu Dias de Souza, Guaxindiba; E.M. Herval Luiz dos Santos Batista, no Centro; E.M. Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves, em Gargaú; E.M. Décio Machado, em Barra do Itabapoana; E.M. Ilda Muylaert Machado, em Brejo Grande; E.M. Aventina Maria Ferreira, em Floresta; e E.M. Anibal Abreu Viana, em Buena.

O “Jovens Astros do Amanhã” é desenvolvido em escolas públicas municipais e estaduais de seis municípios: além de SFI, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Fidélis, Cardoso Moreira e Santa Maria Madalena.