Sebrae e Smec lançam programa de Educação Empreendedora Destaque

A partir desta segunda-feira (15), alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de São Francisco de Itabapoana (SFI) participam do programa de Educação Empreendedora, através de parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).

O lançamento do projeto aconteceu no último sábado (13), no Felicità Cerimonial, na área central, e foi marcado pela palestra “A jornada da Educação Empreendedora e a importância do Gestor Escolar”, ministrada pela diretora regional do Sebrae, Conceição Mendes. Ela destacou que a implantação deste componente curricular é a oportunidade dos estudantes desenvolverem competências fundamentais para a formação de indivíduos conscientes e preparados para a vida adulta.

Sebrae e Smec lançam o programa de Educação Empreendedora Ronaldo Brum 5

O secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, agradeceu a parceria firmada com o Sebra, considerada “de suma importância para ultrapassar os limites da sala de aula”.

— O programa traz estratégias que despertam o ser humano para o seu projeto de vida. A prefeita Francimara Barbosa Lemos defende que é, por meio da Educação, que o aluno vai despertar, por exemplo, para as competências empreendedoras — afirmou.

Sebrae e Smec lançam o programa de Educação Empreendedora Ronaldo Brum 6

Paralelamente, a subsecretária, Marcely Barreto, agradeceu o apoio e fomento da prefeita em todos os projetos. Ela destacou que a parceria com a entidade privada também envolverá a gestão escolar.

De acordo com a gestora regional do Sebrae, Patrícia Nogueira, “os gestores escolares são peças fundamentais” e receberão “todo o direcionamento necessário, a fim de que as ações sejam eficientes”.

Sebrae e Smec lançam o programa de Educação Empreendedora Ronaldo Brum 3

Coordenadora de Empreendorismo na rede municipal, Denise Giró, explicou que o Sebrae fornece todo o material didático para professores e alunos. Segundo ela, o currículo prevê que um tema será explorado anualmente, como robótica empreendedora e tecnologias digitais.

— Desta forma, vamos conscientizar o aluno para o futuro, motivando e preparando para os desafios que virão. Nossa proposta é passar para os estudantes que eles podem vislumbrar novos horizontes — afirmou.