Feira da Geodiversidade recebeu cerca de 900 visitantes Destaque

Nos dias quatro e cinco de maio, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoveu a Feira da Geodiversidade, no Ginásio Poliesportivo Florecilda Cerqueira Azevedo, na localidade de Volta Redonda.

A realização foi através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), em parceria com Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contou com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Feira da Geodiversidade ASCOM SFI Wagner Fraga 9

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, o evento marcou a conclusão do projeto “Meninas Geocientistas de SFI”, desenvolvido junto com a UFRJ. Ele destacou que os alunos de diversas escolas da rede municipal de ensino participaram ativamente dos dois dias.

Além dos estandes com a apresentação dos trabalhos das 15 geocientistas, a feira contou com a participação da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba e da Secretária Municipal de Meio Ambiente. Entre as atividades desenvolvidas, a população pôde realizar gratuitamente a análise simples de água de poço artesiano.

Feira da Geodiversidade ASCOM SFI Wagner Fraga 2

O vice-prefeito, Raliston Souza, visitou o evento no último dia, representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

— Pudemos aprender um pouco sobre as características do nosso município, como relevo e recursos hídricos. Foi muito gratificante ver nossas estudantes tão empenhadas, colocando em prática seus potenciais — afirmou, destacando a importância de parcerias com instituições como a UFRJ, Faperj e Uenf.

Feira da Geodiversidade ASCOM SFI Wagner Fraga 5

Meninas Geocientistas de SFI — O projeto durou um ano e teve como objetivo ampliar o conhecimento da região e, ao mesmo tempo, desenvolver projetos educativos e de divulgação científica nas escolas, além de incentivar a participação feminina em áreas em que tradicionalmente a presença masculina ocorre com mais frequência. A equipe executora do projeto é formada exclusivamente por mulheres.

Segundo a UFRJ, o município foi escolhido por fazer parte do território do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ (GpCL-RJ) e possuir uma rica geodiversidade em termos de rochas, solos, paisagens e variedade de corpos d’água.

Ao longo do projeto, foram realizados cursos, ações, oficinas e atividades de campo em diversas áreas. As bolsistas receberam uma coleção didática de rochas e minerais e a Smec recebeu uma coleção ampliada com amostras de minerais, rochas e equipamentos, como microscópio e medidor para análise de água e de outros tipos de amostras.

Confira mais registros: