Representantes de 47 municípios participam em SFI de Encontro Estadual de Conselhos Municipais Destaque

Cerca de 200 representantes de 47 municípios fluminenses participaram nesta quinta (1º) e sexta-feira (2) da 23ª edição do Encontro Estadual de Conselhos Municipais, realizada em São Francisco de Itabapoana (SFI) pela prefeitura.

O evento abordou o fortalecimento do papel dos conselhos e foi realizado no Salão Felicità, na área central, onde foram promovidas palestras, debates e procedimentos administrativos referentes à União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Além disso, quatro oficinas temáticas foram realizadas no Colégio Estadual São Francisco de Paula.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos participou da mesa de abertura na noite do primeiro dia, quando as delegações de conselheiros foram apresentadas e acolhidas. O ato foi iniciado pela execução dos hinos nacional e municipal.

— Me sinto honrada e orgulhosa por receber vocês em nosso município. Tudo foi preparado com muito carinho. Os conselhos são muito importantes para nossa educação, pois são os espaços onde são tratadas as diretrizes do trabalho que é desenvolvido — afirmou Francimara, que estava acompanhada do vice-prefeito, Raliston Souza, secretários, assessores e vereadores.

XXIII Encontro Estadual de Conselhos Municipais ASCOM SFI Wagner Fraga 37

A prefeita agradeceu o envolvimento de todos os servidores no evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) com a cooperação de diversos órgãos municipais. Ela destacou que, desde o primeiro ano de sua gestão, foram registrados avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Paralelamente, o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, afirmou que “as ações realizadas no setor educacional só avançam quando são implementadas com união e amor e é, desta forma, que a prefeita nos determina que seja feito”. Essa característica também foi apontada pela presidente do Conselho Municipal de Educação de SFI, Kátia Alves, que atua ainda como coordenadora da região Norte da UNCME/RJ.

O presidente da Câmara Municipal, Isaac Salvador, representou os vereadores presentes e observou que “SFI tem recebido diversos investimentos, em especial na Educação”.

A necessidade da parceria entre Executivo e Legislativo foi apontada pelo coordenador estadual da UNCME, Jorge Roberto Fernandes. Ele também citou a cooperação com outras esferas, como Governo do Estado e Tribunal de Contas (TCE-RJ), na promoção de capacitações.

XXIII Encontro Estadual de Conselhos Municipais ASCOM SFI Wagner Fraga 13

Representando a Secretaria de Estado de Educação, a superintendente de Planejamento e Integração das Redes de Ensino, Carla Monerat disse que o órgão visa manter “um relacionamento constante, permanente e colaborativo entre Estado e municípios”.

Todos os dirigentes que compuseram a mesa salientaram e elogiaram a estrutura e organização do evento, como foi o caso da representante do Conselho Estadual de Educação, Stella Salomão. Ela contou que é nítido “a união de esforços para qualificar a educação municipal”.

— O sistema estadual não vai existir sem o fortalecimento do sistema municipal. Seguiremos cuidando das nossas crianças e zelando pelo dinheiro público — disse. O conselho estadual também foi representado por Robson Terra.

XXIII Encontro Estadual de Conselhos Municipais ASCOM SFI Wagner Fraga 4

Assim como todos os presentes, a representação da presidência da UNCME Nacional, Ana Lúcia Rodrigues, parabenizou a acolhida preparada por SFI. Ela é presidente nacional do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

— O carinho de uma prefeitura comandada por uma mulher é diferente. Esta é a primeira vez que participo de um jantar em um evento como esse. A educação só vai mudar se tiver valorização, como eu percebo que acontece aqui neste município — declarou.

Rodrigues manifestou ainda seu encantamento com a letra do hino municipal, composta pelo escritor Roberto Acruche, e a forma como foi apresentada em vídeo: cantada por crianças do grupo musical Art Lata, que é ligado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano.

XXIII Encontro Estadual de Conselhos Municipais ASCOM SFI Wagner Fraga 6

Também participaram representantes do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro, Hélio Ricardo Batista, e da presidência do TCE-RJ, Robson Aguiar.

Após o pronunciamento das autoridades, os participantes participaram de um jantar, ao som de Edivane Santos e Banda. No salão, foram expostas artes e produtos da culinária locais.

XXIII Encontro Estadual de Conselhos Municipais ASCOM SFI Wagner Fraga 46

Confira mais registros: