Palestras e oficinas marcam Encontro Estadual de Conselhos Municipais Destaque

Durante os dois dias do 23º Encontro Estadual de Conselhos Municipais (CMEs) cerca de 200 representantes de 47 municípios fluminenses puderam participar de diversas palestras e oficinas temáticas. O evento foi promovido nesta quinta (1º) e sexta-feira (2), em São Francisco de Itabapoana (SFI) pela prefeitura.

No primeiro dia, foram realizadas quatro oficinas técnicas, no Colégio Estadual São Francisco de Paula. Uma delas teve como tema: “O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) Municipal e suas mudanças”. O momento foi conduzido pela presidente nacional do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundeb, Ana Lúcia Rodrigues.

Para a secretária municipal de Educação de Duque de Caxias, Iracema Costa, foi “um tempo de aprendizado”, em que “o conhecimento adquirido será levado para o meu conselho e para a minha secretaria” do município da Baixada Fluminense. Além disso, ela elogiou a estrutura do evento e afirmou que foi “muito bem acolhida”.

XXIII Encontro Estadual de Conselhos Municipais ASCOM SFI Wagner Fraga 44

A presidente do CACS-Fundeb de Itaboraí, Roberta Soares, também participou desta oficina, como representante da cidade da região Metropolitana.

— Foi uma conversa muito clara e objetiva, em que pudemos tirar muitas dúvidas, enriquecendo o conhecimento para levarmos para nosso município — opinou, elogiando a organização e receptividade dos envolvidos no encontro.

As outras três oficinais foram “Legislação, territorialidade dos CMEs, linguagem escrita de normativas”; “Atribuições dos CMEs”; e “Desafios dos CMEs sem efetivar o controle social”. Já no segundo dia, palestras e mesas de debates abordaram a importância do plano municipal de educação.

XXIII Encontro Estadual de Conselhos Municipais ASCOM SFI Wagner Fraga 2

A prefeita Francimara Barbosa Lemos participou da mesa de abertura e cumprimentou todas as delegações presentes. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer o envolvimento de servidores de diversas secretarias.

— Estávamos ansiosos para recebê-los. Me sinto honrada e orgulhosa. Tudo foi preparado com muito carinho. Os conselhos são muito importantes para nossa educação, pois são os espaços onde são tratadas as diretrizes do trabalho que é desenvolvido — afirmou Francimara, que estava acompanhada do vice-prefeito, Raliston Souza, secretários, assessores e vereadores.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, também destacou a importância do trabalho dos conselhos, o que foi reiterado pela presidente do Conselho Municipal de Educação de SFI, Kátia Alves, que atua ainda como coordenadora da região Norte da UNCME/RJ.

Confira mais registros: