“Jovens Astros do Amanhã”: aluna de SFI é selecionada para receber bolsa do Consulado Norte-Americano Destaque

Aluna do 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, Késia Junqueira, de 12 anos, foi a estudante de São Francisco de Itabapoana (SFI) selecionada para ser bolsista do “Jovens Astros do Amanhã”.

O projeto é uma parceria entre o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Clube de Astronomia Louis Cruls (CALC), da Secretaria de Estado de Educação, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI).

A bolsista ganhou um curso de inglês pelo Instituto Brasil Estados Unidos (Ibeu) e receberá US$ 100 por nove meses, geridos pela Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor). A aluna se destacou nas duas fases do projeto, avançando para a fase de desenvolvimento.

Além de Késia, outros seis alunos da rede municipal de ensino se destacaram e receberam certificado de participação: Emily Fernandes e Emilly Bernardo, da Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba, e Cíntia Rodrigues, Ana Barreto, Vitória Silva, Késia Rodrigues e Gabriel Medeiros, também da escola municipal do Centro da cidade. Eles se empenharam no desenvolvimento de dois aplicativos e uma animação sobre a venda dos pescadores e as praias são franciscanas.

“Valorizando nossos potenciais, a prefeitura oferecerá todo o suporte para que os estudantes não contemplados com a bolsa também continuem o aprendizado com as atividades que englobam astronomia, ciência e tecnologia e são desenvolvidas no CALC de Campos dos Goytacazes”, informou o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana. Ele estava acompanhado dos diretores das duas escolas, Delma Paiva e Dirceu Ramos, e de coordenadoras pedagógicas, Gisele Pessanha e Ingrid Freitas.

A coordenadora de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Amanda Passalini, acompanhou o projeto desde o início em outubro e lembrou que os trabalhos iniciais foram realizados nas próprias escolas municipais. A abertura, inclusive, contou com a participação do físico no CALC e professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Marcelo Souza.

A cerimônia de divulgação dos selecionados aconteceu na tarde dessa quarta-feira (15) no Cine Teatro São João, em São João da Barra, e contou com a participação, via vídeo conferência, de um representante do consulado, Rodrigo Souza. Também foram selecionados alunos da São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira e São Fidélis.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285