SFI entre os três contemplados no Norte Fluminense no Edital Rua Cultural RJ Destaque

A Associação de Moradores e Produtores Agrícolas de Macuco (Ampamac) de São Francisco de Itabapoana (SFI) foi aprovada em 2º lugar, na Região Norte Fluminense, no Edital Rua Cultural RJ da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj). O projeto teve apoio de consultorias do Departamento de Cultura (Depac) por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

O projeto levará ao bairro Macuco a Arte Urbana. Os artistas envolvidos são todos de SFI, entre eles Uellington Soares, Rolando Isaac e Edinho Martins, com a possibilidade de ter outros convidados para participar.

Com uma premiação total de R$ 6 milhões, a chamada pública objetiva fomentar a produção cultural urbana em território fluminense. Foram selecionadas 48 ambientações urbanas que utilizem as seguintes linguagens artísticas: grafite, stencil, pintura livre, mosaico, sticker, lambe-lambe, muralismo, pintura mural, entre outras. Os escolhidos receberão o valor de R$ 125 mil para realização do projeto.

"Este edital vem para colorir os muros do Estado do Rio de Janeiro. Sabemos que é essencial a retomada da cultura e o Governo do Estado não tem medido esforços para que a arte aconteça em todo o território fluminense", afirmou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, "a ação visa reconhecer artistas locais pelo aporte financeiro aplicado no projeto, valores que incentivarão outros artistas na busca da profissionalização de suas artes".

A prefeita Francimara Barbosa Lemos destaca que, "além da evidência que o SFI se apresenta a nível estadual, o dinheiro investido movimentará a economia criativa da nossa cidade, fazendo com que novas áreas se tornem passíveis de intervenção cultural, em caso de publicação de novos editais. É a gestão cultural do município avançando na oferta e disponibilidade de novas linguagens culturais para a população".

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285
Última modificação em Terça, 22 Março 2022 18:07