Smec e Clube de Astronomia Louis Cruls anunciam implantação de Clubinho de Astronomia Destaque

A Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, na área central de São Francisco de Itabapoana (SFI), sediará um Clubinho de Astronomia. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Clube de Astronomia Louis Cruls, sediado em Campos dos Goytacazes.

As tratativas para a implantação começaram a ser definidas em reunião entre o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, e o coordenador geral do clube, Marcelo Souza. O encontro aconteceu na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

“Sem dúvidas, o clubinho será uma ferramenta para cultivar a curiosidade dos estudantes. Vamos fortalecer o processo educacional combinando observação, pesquisa e contato com os professores”, afirmou Robson. Ele estava acompanhado da coordenadora da  Educação de Jovens e Adultos (EJA), Amanda Passalini.

Passalini explicou que as ações serão voltadas para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Segundo ela, os alunos terão acesso a equipamentos para observações de astros e, através do contato com profissionais do Clube de Astronomia, vão aprofundar conceitos relacionados ao tema e aprenderão a desenvolver aplicativos.

Parceria — Por meio do projeto “Jovens Astros do Amanhã”, uma série de ações vem sendo desenvolvida na rede municipal de ensino. No próximo dia 13, será realizada uma palestra na Câmara Municipal com um engenheiro da agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa — sigla de Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (tradução).

Na última sexta-feira (27), os alunos da Escola Municipal Décio Machado, em Barra do Itabapoana, aprenderam sobre programação de aplicativos, história da computação e animações 2D e 3D em mais uma palestra desenvolvida pela cooperação entre prefeitura e clube.

Além disso, a aluna do 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, Késia Junqueira, de 12 anos, foi selecionada para ser bolsista do projeto, que conta com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos destaca que parcerias como essa são importantes para o desenvolvimento da educação são franciscana.