• Maio 31, 2026

Equipe da Prefeitura de SFI realiza visita técnica no Batalhão de Ações com Cães da PM

Publicado em 1 jul, 2022

Uma comitiva formada pela chefe do Gabinete da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francilea Azeredo, e integrantes da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), realizou uma visita técnica no Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, na cidade do Rio de Janeiro, na quinta-feira (30). O objetivo da ação, atendendo a uma determinação da prefeita Francimara Barbosa Lemos, foi conhecer de perto a estrutura do BAC, já que SFI tem um projeto para implantar um Grupamento Especializado com Cães no município. 

 
O grupo foi recepcionado pela equipe do BAC: o comandante, tenente-coronel Aguiar, o subcomandante, major Ferreira, o chefe de operações, capitão Vidal, e o médico veterinário capitão Alex. Durante a visita, todos conheceram as estruturas necessárias para a criação de um grupamento especializado, além do funcionamento, trato e treinamento dos cães que são usados em operações diversas.
 
“Vimos de perto a realidade de um Grupamento Especializado com Cães e o relevante trabalho prestado à sociedade e nada melhor do que adquirir conhecimento com quem é referência no Estado em ações com cães. A prefeita Francimara tem dado todo apoio à Sesep para que a Guarda Civil Municipal (GCM) triunfe novos rumos e tenha uma nova versão”, destacou o secretário  da Sesep, subtenente Edson Brito.
 
O assessor da Secretaria Municipal de Administração, José Manoel Alves Mol, que também esteve presente, reforçou as palavras do secretário. “Estamos empenhados na reestruturação da GCM. 
 
Entendemos ser possível a criação do grupamento na estrutura do órgão. Em breve apresentaremos uma nova versão da GCM, inclusive quanto a seu Estatuto e Plano de Carreira”. 
 
Participaram ainda da visita o coordenador da Ciosp (Coordenadoria de Integração de Operações e Segurança Pública), 1° sargento Rodrigo Linhares, o comandante da GCM, Robson Henriques, a assessora da Sesep, Renata Barreto, o motorista Alexandre Baltazar, além do vereador Milsinho Mota, líder do Governo na Câmara Municipal.
 
{gallery}Sesep rio{/gallery}