7 de setembro: desfiles cívicos destacam a história do Brasil Destaque

Na celebração do Bicentenário da Independência, os desfiles cívicos promovidos pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) destacaram momentos marcantes da história do Brasil, como também as características ambientais e culturais do país. O público participou ativamente da programação.

O desfile realizado na terça-feira (6), na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, começou com as forças de segurança, representadas pela Polícia Militar, pelo Corpo de Bombeiros e pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep). Em seguida, estavam a prefeita Francimara Barbosa Lemos e o vice-prefeito Raliston Souza, acompanhados de secretários, chefes de departamento e assessores de diversos órgãos da municipalidade.

As secretarias municipais de Trabalho e Desenvolvimento Humano; Meio Ambiente, e; Educação e Cultura desfilaram em pelotões específicos, destacando a assistência prestada à população são franciscana por meio de diversas formas. A Organização Não Governamental (ONG) Beija-flor, sediada em Gargaú, também participou, apresentando os projetos desenvolvidos.

Coube aos alunos e funcionários da rede municipal de ensino destacar a construção da nacionalidade brasileira, tema do desfile. Os primeiros fatos abordados foram o encontro dos portugueses com os índios, a imigração e o grito da independência, proclamado por D. Pedro I, e, 7 de setembro de 1822, nas margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. Um pelotão, composto por estudantes, traziam as bandeiras nacional, municipal, dos 26 estados e do Distrito Federal. Outros grupos carregavam direitos assegurados pela Constituição Federal de 1988 e os biomas brasileiros.

“Foi um momento muito especial e gratificante, afinal são 200 anos de independência. Através dos desfiles, propomos uma reflexão para quem estava assistindo e também para nós que participamos”, destacou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Durante todo o desfile, faixas traziam frases reflexivas, como “Um país se constrói com forças compartilhadas”, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele” e “Brasil, 200 anos de independência e luta!”.

Essa proposta à reflexão também esteve presente no tradicional ato realizado em Ponto de Cacimbas na quarta-feira (7). Foram destacadas, por exemplo, a inclusão, a miscigenação e o respeito à diversidade. A programação na localidade contou ainda com a entrega de veículos à Sesep e shows regionais.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285