Procon, Câmara Municipal e Defensoria Pública debatem reclamações sobre Águas do Rio Destaque

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Francisco de Itabapoana (SFI) continua com as ações para exigir a garantia dos diretos dos consumidores da Águas do Rio. Na tarde dessa quinta-feira (18), o órgão promoveu um encontro com representantes da Câmara Municipal e Defensoria Pública para debater as diversas reclamações que envolvem a prestação de serviço.

A coordenadora do Procon-SFI, Gilda Quintanilha, e o procurador da Câmara Municipal, Ricardo Boito, se reuniram, por videoconferência, com a defensora pública Aline Barroco, do 3° Núcleo Regional de Tutela Coletiva, e o analista jurídico, Lucas Zullo.

— Primeiramente, em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, desejamos boas-vindas à Aline, que ingressou recentemente, em nossa região. Desde já, gostaríamos de solicitar apoio para garantir a qualidade no atendimento da concessionária que fornece água para os são franciscanos — afirmou Gilda.

Procon Câmara Municipal e Defensoria Pública debatem reclamações sobre Águas do Rio ASCOM SFI Wagner Fraga 3

Ela detalhou todo o histórico de reclamações envolvendo a Águas do Rio, que incluem água escura, falta de transparência e informação, reparos defeituosos em vias públicas e calçadas após realização de serviços e fornecimento deficitário, sobretudo, em períodos de alta temporada em que a população do município aumenta substancialmente.

— Após a atuação da prefeitura, por meio do Procon-SFI, e junto com a Câmara Municipal, que promoveram uma audiência pública de cerca de cinco horas, houve uma tímida melhora, mas ainda há muito a avançar. Por isso, a importância da união das instituições — disse Gilda.

Paralelamente, o procurador da Câmara informou que analisa o contrato de concessão da empresa, obtido recentemente após diversas tentativas. Para ele, “é necessário fazer com que o que foi contratado seja cumprido”. “Vamos extrair o melhor que pudemos dos serviços para ser o mais benéfico possível para a sociedade”, observou Ricardo.

Procon Câmara Municipal e Defensoria Pública debatem reclamações sobre Águas do Rio ASCOM SFI Wagner Fraga 1

A defensora pública informou que também solicitou o contrato à concessionária, juntamente com o cronograma de execução dos investimentos. “Estaremos nesta luta pelo direito do consumidor”, destacou Aline.

Em abril, o Procon-SFI se reuniu na sede da prefeitura com representantes da Águas do Rio. Diversas demandas e reclamações foram apresentadas, mas, até o momento, nenhuma foi respondida de maneira formal.

Última modificação em Sexta, 19 Mai 2023 15:54