Prefeitura atua para garantir fornecimento de água em Buena depois de saída da INB Destaque

Após ser informada oficialmente da finalização das atividades das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB) em Buena, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) atua para garantir o fornecimento de água para a localidade, que há cerca de 35 anos é de responsabilidade da empresa.

A articulação acontece através da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (SeGov), onde aconteceu uma reunião na manhã desta sexta-feira (19) com representantes da concessionária Águas do Rio.

De acordo com o secretário da pasta, Jairo Batista, a prefeitura recebeu, em 13 de abril, ofício da INB sobre o encerramento das atividades em dezembro e a redução do quadro de empregados, o que, segundo a empresa, impedirá a continuidade do fornecimento de água para os moradores. A interrupção está programada para julho.

— Ainda em abril, nós oficiamos a Águas do Rio sobre todo o contexto para resguardar os direitos da população e impedir a interrupção dos serviços — informou, acrescentando que uma reunião com a gerente regional, Gabriela Negleidson, foi agendada para a próxima semana.

Para Batista, o encontro com supervisor operacionalEdilon Cardoso, e da agente, Kívia Gomes, foi muito produtivo. Eles informaram que mantém contato com os responsáveis pelo poço e a concessionária realizará avaliação da água. Além disso, após análise técnica, chegou-se a conclusão que a tubulação, que compreende um percurso de aproximadamente três quilômetros, não poderá ser aproveitada, sendo necessária a troca dos equipamentos.

— A intenção da Águas do Rio é alinhar com a INB a extensão do prazo de finalização das operações, para que haja tempo hábil para ajustar o fornecimento. A SeGov, seguindo orientação da prefeita Francimara Barbosa Lemos, acompanhará de perto todo esse processo — finalizou Jairo.

Prefeitura atua para garantir fornecimento de água em Buena depois de saída da INB Divulgação 3

(1 Votar)