Semana Municipal do Meio Ambiente começa com atividade de conscientização em manguezal Destaque

Alunos da Escola Municipal Décio Machado, em São Francisco de Itabapoana (SFI), participaram na manhã desta segunda-feira (5) da primeira ação da Semana Municipal do Meio Ambiente, promovida pela prefeitura.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, acompanhou os estudantes em um mutirão de limpeza no mangue. Durante a iniciativa, ela e os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destacaram a necessidade de preservar o ecossistema considerado o berçário da vida marinha.

— O engajamento e a participação ativa dos alunos do 5º ano superaram nossas expectativas. Eles se mobilizaram demais. Além do recolhimento dos resíduos, que juntou cerca de 20 sacos de lixo, ressaltamos que o manguezal é fonte de subsistência para muitos moradores — afirmou.

Primeiro Dia Semana Municipal do Meio Ambiente 1 horz

O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Mendes, lembrou que o descarte irregular permanece, mesmo após a instalação de uma placa no local.

— O manguezal é uma Área de Preservação Permanente. Sendo assim, destruir esse espaço ou jogar lixo e entulho é considerado crime pela Lei Federal nº 9.605/98, prática que está sujeita a multa e detenção — alertou.

Primeiro Dia Semana Municipal do Meio Ambiente 4

A programação prossegue nesta terça-feira (6) com palestra de educação ambiental na Escola Irmãos em Cristo (EIC), com a temática de resíduos sólidos e recursos hídricos. Já na quarta-feira (7), a Semana Municipal do Meio Ambiente com a continuidade do projeto de educação ambiental “Águas em Movimento”, na Escola Municipal Domingos Santos, em Ponto de Cacimbas.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285
Última modificação em Segunda, 05 Junho 2023 13:06