Prefeita e vice-prefeito participam de reunião com presidente da Alerj Destaque

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, e o vice-prefeito Raliston Souza participaram nessa quarta-feira (9) de reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar.

O encontro foi articulado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), aconteceu na capital do estado e também contou com o presença dos estaduais Carla Machado, Otoni de Paula e Thiago Rangel. Na pauta, a garantia de investimentos para os municípios, que tiveram as suas receitas impactadas com a perda do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente ao combustível.

— Foi uma oportunidade de apresentarmos a realidade da nossa cidade e seguirmos nossa busca por parcerias que proporcionem ainda mais melhorias para os nossos munícipes. Agradeço ao presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, pela receptividade e abertura ao diálogo, como também ao Cidennf, por seguir pleiteando o desenvolvimento regional — afirmou Francimara, que também estava acompanhada do esposo e ex-prefeito de SFI, Frederico Barbosa Lemos.

Reunião Cidennf Alerj 2

Na ocasião, a prefeita expôs levantamentos da Secretaria Municipal de Fazenda que apontam a queda de 16,43% somente na arrecadação com ICMS. Os dados comparam os sete primeiros meses de 2023, com o mesmo período do ano passado.

O presidente da Alerj destacou a importância de um “interior forte e unido”. “Vamos em busca de soluções em sintonia com o Governo do Estado. As portas da Alerj estão abertas e vamos trabalhar muito pelo nosso interior", afirmou Bacellar.

Reunião Cidennf Alerj 10

Para a presidente do Cidennf e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, a reunião foi bastante produtiva, marcada pelo diálogo.  “O presidente da Alerj se prontificou a auxiliar nessa busca por respostas positivas para os municípios. O Cidennf mostra mais uma vez que as políticas públicas são feitas em parcerias, com diálogo franco com todas as esferas", disse.

Também participaram do encontro, a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi; a prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vicler; o prefeito de Miracema, Clóvis Tostes; o prefeito de Varre Sai, Silvestre Gorini; o prefeito de Carapebus, Bernard Tavares; o prefeito de Italva, Léo Pelanca; o prefeito de Aperibé, Roninho Pereira; o prefeito de São Fidélis, Amarildo Alcântara, além dos vice-prefeitos de São Fidélis, José Willian, e de Quissamã, Marcelo Batista.

Reunião Cidennf Alerj 3