Natal de Luz: prefeita inaugura iluminação Destaque

Com a Praça São Francisco de Paula repleta de pessoas, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou na noite da última sexta-feira (3) a iluminação natalina da área central. O vice-prefeito Raliston Souza, secretários e assessores também participaram.

Os enfeites foram instalados no portal da cidade, no canteiro central da RJ 224, no trecho entre a prefeitura e a praça central, local que recebeu vários tipos de iluminação e abriga a Casa do Papai Noel. A fachada da Igreja Matriz e o Trevo das Praias também foram iluminados.

“É um momento de muita alegria. Sinto-me honrada e feliz de poder proporcionar isto através da minha gestão. Aproveito a oportunidade, para desejar aos moradores muita luz, energia positiva e amor no coração”, pontuou Francimara, destacando o apoio da Câmara Municipal. Ela pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do novo coronavírus (Covid-19), citando o secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Cunha, e o vereador Mazinho da Banda. Ambos faleceram neste ano em decorrência de complicações da doença.

A prefeita observou ainda que a excelente receptividade dos presentes ao trabalho desenvolvido evidencia a capacidade dos servidores envolvidos. “Foram semanas de dedicação na sede da Smec até chegarmos nesta beleza que agora está disponível para moradores e turistas”, contou.

Raliston, por sua vez, lembrou que, no ano passado, não foi possível promover programação natalina em função das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19. “Quero agradecer a Deus a oportunidade de ter chegado até aqui. Quantos tiveram medo de não conseguir? Que a gente se encha de esperança e prepare o nosso coração para o Natal”, disse.

Vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Alexandre Barrão, considerou que “nunca foi feito um trabalho magnifico e maravilhoso como esse”. Paralelamente, o vereador Renato Roxinho destacou a união e o empenho da equipe do Departamento de Criação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), que desenvolveu e implantou o projeto. Já o ex-prefeito de SFI e esposo da prefeita, Frederico Barbosa Lemos confessou que “nunca viu a nossa cidade tão linda”. Ele observou que “a cada ano Francimara se supera”.

Para o administrador da Paróquia São Francisco de Paula, padre Luciano Gomes, o “evento é significativo para nós, pois o Natal é uma festa de todos, de todas as religiões”. “Através desta noite, na qual nos iluminamos esta praça, queremos pedir a Deus que ilumine os nossos corações por meio de seu amor grandioso. Que ele possa abençoar SFI e esta gestão, para que possam levar a frente a nossa sociedade”, clamou.

Além do ascendimento das luzes, o início do Natal de Luz contou ainda com apresentações em conjunto do Coral da Smec e do grupo ArtLata, da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano. Eles interpretaram músicas natalinas, como “Vem Chegando o Natal” e “Noite Feliz”. Houve ainda o Presépio Vivo, distribuição de presentes pelo Papai Noel e a leitura de um poema de Paulo Roberto Cunha, poeta que atua no Departamento de Cultura da Smec.

A partir desta semana, o Papai Noel estará na praça central todas as sextas-feiras, sábados e domingos. A chegada será às 19h, permanecendo até as 22h.

Última modificação em Segunda, 06 Dezembro 2021 21:50