Em atenção à chuva contínua, prefeitura coloca órgãos em alerta por meio Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil Destaque

Após reunião nesse domingo (9), com a presença de representantes de diversos órgãos, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) emite a seguinte nota após a chuva contínua que é registrada no município:

ESTÁGIO DE ALERTA

(CHUVAS INTENSAS - COBRADE 1.3.2.1.4)

Considerando o risco iminente de alagamentos em pontos do Município de São Francisco de Itabapoana – RJ provocados pelas chuvas intensas na região Sudeste e que impactam, principalmente,  os corpos hídricos da região, sobretudo os rios Itabapoana (Divisa Norte) e Paraíba do Sul (Divisa Sul).

Considerando os termos contidos no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PLANCON relacionado a  evento “Chuvas Intensas” (COBRADE 1.3.2.1.4) elaborado no âmbito do Município de São Francisco de Itabapoana-RJ;

Considerando a Lei Federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012 instituí a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, além de dispor sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil – CONPDEC e dá outras providências, estabelece no art. 2º. que  “É dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotar as medidas necessárias à redução dos riscos de desastre.”

Fica emitido ESTÁGIO DE ALERTA relacionado a  evento “Chuvas Intensas” (COBRADE 1.3.2.1.4) no Município de São Francisco de Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro, quanto ao volume das cheias dos rios e suas consequências à população, principalmente aquelas situadas às margens do Rio Itabapoana (Lagoa Feia, Máquina e Barra do Itabapoana) e às margens do Rio Paraíba do Sul (Gargaú e Campo Novo).

Fica acionado os sistemas de atendimento emergencial à população, sobretudo nessas localidades, de acordo com o previsto no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PLANCON relacionado ao  evento “Chuvas Intensas” (COBRADE 1.3.2.1.4).

Em caso de emergências relacionadas as chuvas intensas e suas consequências, objeto da presente nota, ligar para: 2789 1885 e 153.

São Francisco de Itabapoana – Estado do Rio de Janeiro, Domingo, 09 de janeiro de 2022.

FRANCIMARA AZEREDO DA SILVA BARBOSA LEMOS

PREFEITA