Ato cívico, culto ecumênico e missa nos 27 anos de SFI Destaque

Os 27 anos de emancipação político-administrativa de São Francisco de Itabapoana (SFI) foram comemorados nessa terça-feira (18) com solenidades cívicas e religiosas. Além da presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, os eventos contaram com a presença de secretários, vereadores e assessores.

A programação começou pela manhã na Igreja Matriz que leva o nome do padroeiro do município, São Francisco de Paula. A missa foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Roberto Francisco, que, em uma de suas falas, destacou características da cidade, como a extensão territorial, o parque eólico de Gargaú, o maior manguezal do Rio de Janeiro e a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG).

Já no pátio da prefeitura aconteceu um ato cívico, com hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional e execução dos hinos do município e do Brasil pelo grupo ArtLata, da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano.

Durante o evento, o ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos pontuou avanços ocorridos no decorrer dos 27 anos e lembrou que o projeto de lei nº 2.379, da criação do município, foi de autoria do seu pai, o então deputado estadual José Antônio Barbosa Lemos, que, posteriormente, foi o primeiro prefeito. Citando os ex-prefeitos Pedro Jorge Cherene, Beto Azevedo e Pedrinho Cherene, além da própria experiência, ele afirmou que “todos deixaram a sua marca na certeza das melhores intenções para que a gente pudesse ver esta terra crescer”.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Maxsuel Cerqueira, falou sobre a união dos vereadores com a prefeitura para “darmos o nosso melhor para o nosso município”.

Refletindo sobre os desafios de uma autoridade pública, o vice-prefeito Raliston Souza reafirmou a missão dos poderes constituídos em “honrar nossa cidade, nossas crianças, nossa juventude, nossas famílias”.

Reafirmando o orgulho de ser a primeira prefeita mulher de SFI, Francimara declarou: “Cada dia que passa, eu aprendo mais e tenho a certeza que estou no lugar certo, pois Deus quis assim. Vocês não têm noção de quanto é gostoso poder contribuir e fazer pelo desenvolvimento da nossa cidade”. Ela também citou avanços em diversos setores, sobretudo na Saúde e Educação.

Na ocasião, a prefeita realizou ainda a primeira entrega de uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para funcionários da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos.

Na sede do Executivo municipal também foi realizado um culto ecumênico. O pároco da Paróquia São Francisco de Paula, padre Luciano Gomes, destacou que as escrituras religiosas destacam o respeito e a oração pelas autoridades. A pastora Lorena Jucá, por sua vez, ressaltou a importância de manter a esperança e a fé.

Última modificação em Quarta, 19 Janeiro 2022 16:21