Prefeitura recebe representantes do Estado para discutir avanços para a área ambiental

Na intenção de discutir ações que terão como meta beneficiar São Francisco de Itabapoana (SFI), o vice-prefeito Raliston Souza, acompanhado de secretários municipais e vereadores, recebeu os representantes da secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade para discutir as iniciativas. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (8), na sede do órgão Executivo. A prefeita Francimara Barbosa Lemos está cumprindo agenda na cidade do Rio de Janeiro.

O subsecretário de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima, Flávio Francisco Gonçalves, pontuou o motivo da vinda ao município. “As referências que tenho de São Francisco são ótimas. Queremos ser parceiros e estreitar laços para trabalharmos juntos. Estamos estendendo as mãos para acelerar as ações que dizem respeito à área ambiental”, disse.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema), Luciana Soffiati, falou das ações que estão em curso. “Nosso município é o único da região que possui pronto o projeto de Resíduos Sólidos. Também já temos o estudo técnico para a implantação das Unidades de Conservação para as localidades de Gargaú e Lagoa Doce. Além disso, já encaminhamos à Câmara de Vereadores a criação da Guarda Ambiental”, detalhou.

Durante a reunião, a secretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, destacou a necessidade de dar prosseguimento ao projeto de Resíduos Sólidos, referente ao Hospital Municipal Manoel Carola. “A prefeita Francimara tem interesse em implantar um setor de pequenas cirurgias no hospital, mas primeiro é necessário que esse projeto seja aprovado. Contamos com o apoio de vocês do Estado para nos ajudar nesse processo”, solicitou.

Nas iniciativas que cabem ao Legislativo municipal, os vereadores José Renato dos Santos Barreto (Roxinho), João Eleno Barreto de Jesus e Milson de Freitas Mota (Milsinho) se comprometeram a levar a demanda para discussão na Câmara. O subsecretário Flávio falou que irá fazer uma análise das leis e programas já existentes.

“Depois de examinarmos tudo o que vocês possuem, iremos tentar buscar conformidades com o que está previsto nos critérios de avaliação para identificar as necessidades”, finalizou.

Logo após a reunião, os representantes do Estado foram convidados para percorrerem o município e visitar a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba.

Também participaram do encontro o subsecretário de Saneamento Ambiental, Sergio Mantovani, superintendente de Biodiversidade, Leandro Gomes, a chefe do Gabinete, Francilea Azeredo, o engenheiro ambiental da Sema, Léo Coutinho, o secretário de Agricultura, Enaldo Barreto, e o subsecretário de Planejamento, Alex Favorett.