JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/obras

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/obras

Saúde e Meio Ambiente promovem evento para marcar o Dia Mundial sem Tabaco Destaque

Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, as secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizaram um evento de conscientização na Câmara de Vereadores, na quinta-feira (26). Entre os assuntos abordados, as questões educativas de prevenção, a importância de combater o tabagismo, já que pode provocar uma série de doenças, além da ameaça do tabaco ao meio ambiente, que é o tema da data neste ano.

“É importante compreendermos que o tabagismo é uma doença crônica, sendo a maior causa de mortes evitáveis no mundo. Poderíamos evitar 161 mil mortes anuais. Aproveitando o tema deste ano, convidamos a Secretaria de Meio Ambiente para participar do evento. Vamos fazer um projeto piloto para colocar nos locais de maior circulação no município as bituqueiras, local apropriado para jogar a bituca (ponta do cigarro que sobra depois de fumado), em vez de jogar nas vias públicas”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), a oncologista clínica Elizabeth Uhl.

O Nuprapac é um órgão municipal vinculado à Secretaria de Saúde, inaugurado em 29 de agosto de 2017, no primeiro ano da gestão inicial da prefeita Francimara Barbosa Lemos. Em 31 de maio de 2018, o Programa Municipal de Cessação do Tabagismo foi implantado em SFI, seguindo todos os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e o Governo do Estado.

“O Nuprapac atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, no Centro, sendo que o Programa de Cessação tem equipe própria com enfermeira, assistente social, psicóloga e nutricionista. Para a pessoa se cadastrar no programa precisa procurar o órgão, na parte da manhã, para ser entrevistada e partir daí ser acolhida e orientada tecnicamente sobre como funciona. Temos medicamentos trazidos pelo Governo do Estado para o município, destinado exclusivamente ao programa, os adesivos, tudo o que necessário de acordo com cada caso vai ser discutido e oferecido ao paciente”, explicou a coordenadora.

O vice-prefeito Raliston Souza, que representou a prefeita Francimara, revelou: "Tenho orgulho de fazer parte do Governo Francimara. A prefeita teve a sensibilidade de criar o Nuprapac para cuidar da saúde da nossa população através da prevenção, além de prestar apoio também para os familiares dos pacientes. Parabéns a todos os integrantes deste importante Núcleo que ajuda a salvar vidas”.

Já a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, revelou que recebeu o convite com enorme prazer. “E mais do que falar do tabagismo, o evento nos deu a oportunidade de mostrar aos presentes que meio ambiente é saúde, e não há como pensar em saúde sem um ambiente ecologicamente equilibrado. A bituca descartada inadequadamente pode provocar queimadas na vegetação, poluição dos rios e contaminação dos animais marinhos”, alertou.

O engenheiro ambiental e sanitarista da Sema, Jamilson Júnior, reforçou as palavras da secretária: “O tabagismo traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente, desde o cultivo do tabaco onde são empregados diversos agroquímicos de forma indiscriminada, aliados ao desmatamento para a criação de áreas de cultivo, passando pela indústria onde durante o processo produtivo existem diversos problemas associados à geração de resíduos sólidos e tóxicos como a amônia e o tolueno, por fim, chegando ao consumidor final onde os problemas também são diversos”, argumentou, acrescentando:

“A fumaça produzida pelo cigarro é responsável pela liberação de pelo menos três gases de efeito estufa: dióxido de carbono, metano e óxidos nitrosos. Estudos apontam que aproximadamente 10 bilhões de bitucas são descartadas no ambiente todos os dias, os resíduos do cigarro contêm aproximadamente 7.000 substâncias tóxicas e representam entre 30 e 40% dos resíduos coletados nas regiões litorâneas, sendo o descarte inadequado um dos maiores causadores de incêndios florestais”.

Participaram ainda do evento o secretário de Saúde, Sebastião Campista, acompanhado da subsecretária da pasta, Thayna Rissa, a assessora Especial, Angela Rangel, a secretária Particular, Joana Ramos, além de funcionários e colaboradores das duas secretarias (Saúde e Meio Ambiente).

Última modificação em Sexta, 27 Mai 2022 18:04