SFI participa de audiência pública para discutir a nova concessão da BR-101 Destaque

São Francisco de Itabapoana (SFI) marcou presença na audiência pública realizada na quinta-feira (2), na cidade de Macaé, para discutir a nova concessão da BR-101, no trecho entre a Ponte Rio-Niterói até a divisa de Campos dos Goytacazes com o Estado do Espírito Santo. O evento foi promovido pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com a prefeitura local.

O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, acompanhado dos secretários municipais Jairo Batista (Governo e Relações Institucionais) e Enaldo Barreto (Agricultura), representaram a prefeita Francimara Barbosa Lemos na audiência.

“Os nove municípios da Região Norte Fluminense estiveram presentes, juntamente com representantes de entidades interessadas e ainda da Arteris, empresa que está promovendo a devolução da concessão do trecho Norte da BR-101, já que alegou não ter condições econômicas para o cumprimento dos investimentos estipulados no contrato assinado em 2008. Novas audiências estão previstas com sucessivos debates até fevereiro de 2024, quando está previsto o novo leilão”, explicou o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais.

Os estudos para o novo leilão que vai determinar a empresa que assumirá os 322 quilômetros da BR-101 está sendo realizado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), ligada ao Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal, que tem como áreas de atuação a política nacional de transportes dos modais ferroviário, rodoviário e aquaviário.

No debate, também houve a abordagem sobre a construção do novo contorno de Campos, a concessão da BR-356, que liga São João da Barra (SJB) à cidade de Viçosa (MG), que pertence ao mesmo lote da concessão da BR-101, além da Ponte da Integração, que vai ligar SFI a SJB, cuja inauguração está prevista pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) para o ano que vem.

“Levantou-se também esta situação da ponte. Houve a sugestão para que seja realizada uma mobilização no sentido de solicitar ao Governo do Estado para que na cabeceira da ponte do lado de SFI já comece a ser realizado o asfaltamento ligando a antiga Usina São João, em Guarus, a Gargaú, uma vez que essa ponte vai fazer a ligação também até a altura do Aeroporto de Campos, para acessar a BR-101, retirando este trânsito pesado do perímetro urbano campista”, declarou Batista.

A prefeita Francimara destacou a importância da participação nas audiências públicas, já que a BR-101 é muito utilizada pelos moradores do município, além da questão da Ponte da Integração.

“Este assunto muito interessa à região, em especial à nossa cidade, para alavancar ainda mais a economia de SFI com a melhoria no escoamento da produção, a expansão do turismo e a geração de empregos a partir da atração de novas empresas, sem contar a facilidade no deslocamento dos munícipes entre as duas cidades gastando menor tempo e menos dinheiro”, reforçou Francimara.