Vice-prefeito participa de assembleia geral do Cidennf Destaque

O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, participou nesta terça-feira (2) da assembleia geral ordinária do Consórcio Publico Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), realizada em Italva.

O encontro, que contou com representantes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), marcou a adesão de novos municípios: Itaperuna, Cambuci, Aperibé e Varre-Sai. Além disso, São José de Ubá iniciou o processo para integrar o consórcio.

“Através do Cidennf, temos fortalecido cada vez mais nosso município, sobretudo, na apresentação das nossas demandas aos governos Estadual e Federal. SFI tem muito orgulho de fazer parte dessa união, que tem fortalecido nossas cidades”, disse Raliston durante sua fala na assembleia. Ele, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, estava acompanhado do assessor de Gabinete, Aldo Júnior.

Presidente do Cidennf, a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, destacou o projeto “Rota Caminhos do Açúcar”. “Será um marco desta parceria harmônica, em que estabelecemos a vanguarda dos repasses e a solidez política”, observou. Ela lembrou a cooperação com prefeituras, inclusive a de SFI, durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19.

Na ocasião, o secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, apresentou projetos em andamento, como os voltados para turismo e saúde, e o cronograma de execução dos recursos.

Rota Caminhos do Açúcar - O projeto está em fase de elaboração. Atualmente, a equipe técnica realiza visitas e ações de georreferenciamento.

A iniciativa, de acordo com o Cidennf, tem como objetivo fortalecer o turismo regional com foco na valorização dos aspectos histórico e cultural, aumentando o sentimento de pertencimento com o município, além de fomentar a economia local e gerar receita para o município.

O roteiro turístico unirá todos os municípios consorciados em mais de 300km de estradas em que a cultura da cana-de-açúcar foi predominante durante séculos.