Primeira cirurgia de vasectomia é realizada no Hospital Municipal Manoel Carola Destaque

O Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em São Francisco de Itabapoana (SFI), realizou a primeira cirurgia de esterilização masculina (vasectomia), após a reinauguração do setor, fechado desde 2009 e reaberto em maio deste ano. O procedimento, que é gratuito e faz parte do programa de Planejamento Familiar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorreu nessa segunda-feira (19).

“Hoje é mais um dia para ficar na história da Saúde Pública de SFI. A retomada das atividades no Centro Cirúrgico é mais um compromisso que eu assumi junto à população do nosso município. O setor, atualmente, vem disponibilizando de graça os procedimentos de cirurgia geral, laqueadura, cirurgia urológica, vídeo histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, colonoscopia e endoscopia digestiva alta”, explicou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

A vasectomia é um procedimento médico de esterilização para homens que têm certeza de que não desejam uma gravidez futura. O primeiro paciente submetido ao procedimento no Centro Cirúrgico tem 32 anos e dois filhos, sendo morador da localidade de Barra do Itabapoana.

“Dentro do Planejamento Familiar, além das cirurgias de vasectomia e laqueadura, permitidas somente para maiores de 25 anos e que possuam dois filhos vivos, sendo que os pacientes precisam inicialmente procurar uma das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), o município oferece ainda gratuitamente camisinha masculina e feminina, pílula anticoncepcional oral, anticoncepcional injetável e inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino)”, ressaltou o secretário da pasta, Sebastião Campista.