Prefeitura zera fila de espera para exames de tomografia Destaque

O Centro de Imagem do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em São Francisco de Itabapoana (SFI), zerou a fila de espera para exames de tomografia computadorizada. No mês passado, foi realizado um mutirão.

“Desde julho de 2020, quando nosso tomógrafo começou a funcionar, realizamos mais de 3.450 exames. Foram cerca de R$ 1 milhão investimentos em um aparelho de última geração, além de três anos de garantia. Hoje, muito me orgulha ver que a espera não passa de uma semana”, afrmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, lembrou que, antes da prefeitura adquirir o tomógrafo, os pacientes precisavam ser deslocados para Bom Jesus do Itabapoana. “Atualmente, nós realizamos o atendimento com muito mais comodidade, sem precisar realizar o deslocamento de quase 150 km”, destacou.

Ressaltando a importância do equipamento para o diagnóstico de doenças, a técnica de Radiologia, Monique Cabral, informou que, em média, são realizados 20 exames por dia, número que pode chegar a 40 nos dias dedicados a atender pacientes eletivos.

“A partir do agendamento realizado pela Regulação Municipal, os pedidos do Sistema Único de Saúde (SUS) chegam até o Centro de Imagem, onde o paciente é chamado para realizar o exame o mais breve possível”, pontuou.

(1 Votar)