Centro Cirúrgico do Hospital Manoel Carola ultrapassa a marca de 50 procedimentos em 2 meses após reabertura, registrando satisfação no atendimento Destaque

Na próxima terça-feira (19), o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em São Francisco de Itabapoana (SFI), que estava fechado desde 2009, completa dois meses de reinauguração. Durante este período, já foram realizados mais de 50 procedimentos de cirurgia geral, urologia e ginecologia. Um dos pacientes operados no Centro Cirúrgico, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de SFI Claudio Ferreira Viana, mais conhecido por Claudinho Viana, elogiou a qualidade e a rapidez em todo o procedimento.

“O atendimento na saúde do município é de primeira! Melhor não poderia ser! Durante um exame de rotina, o médico constatou hérnia na virilha (hérnia inguinal). Realizei todos os procedimentos necessários, tudo muito rápido. No último dia 1º ocorreu a cirurgia e no dia seguinte recebi alta. Hoje (15) foram retirados os pontos e estou me recuperando bem. Vou precisar manter algumas restrições nos próximos 15 dias”, revelou Viana, acrescentando:

“Fui vereador (2013/2016) e presidente da Câmara (2013/2014). Lutamos muito para que o Centro Cirúrgico, que à época já estava fechado, fosse reaberto, no entanto, sem sucesso. Mas recentemente, o Governo Francimara conseguiu reabrir o setor, um feito muito importante para os moradores da nossa cidade. Temos que parabenizar a prefeita Francimara, que está fazendo um excelente trabalho à frente do município”.

Segundo o secretário de Saúde, Sebastião Campista, neste primeiro momento, são três tipos de procedimentos realizados no Centro Cirúrgico do HMMC: gerais, de urologia e os do planejamento familiar (esterilização masculina e feminina).

“Após encaminhamento médico, é preciso ir ao setor de regulação, a fim de fazer o agendamento para a consulta pré-operatória. O médico solicita todos os exames necessários, incluindo o de risco cirúrgico, todos realizados na nossa rede municipal de saúde. Cumprindo as exigências e não havendo nenhuma restrição, a nossa equipe agenda o procedimento”, explicou Campista.

De acordo com o secretário, há uma demanda reprimida de cirurgias de hérnia no município, sendo que na semana passada foram realizadas duas e nesta semana, mais três. “Atualmente, o Centro Cirúrgico faz de 10 a 15 procedimentos cirúrgicos por semana, mas temos planejamento de aumentarmos gradativamente este número até alcançarmos 40 cirurgias por mês”, destacou.

Campista informou que no início do próximo mês começam as cirurgias de esterilização feminina (laqueadura) e masculina (vasectomia) dos pacientes assistidos no Programa de Municipal de Planejamento Familiar. “Inicialmente, o paciente faz o cadastro manifestando o desejo, depois passa por acompanhamento psicológico e de assistência social durante 60 dias e ainda precisa assinar um termo de responsabilidade registrado em cartório. Outro procedimento vinculado ao planejamento familiar é a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), mas somente para mulheres com um filho vivo”.

Marca 50 procedimentos HMMC Divulgação 2