Julho Verde: Nuprapac alerta para os cuidados no combate ao câncer de cabeça e pescoço Destaque

O Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), que é veiculado à Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI), está alertando os moradores do município para a campanha do Julho Verde, mês nacional de combate ao câncer de cabeça e pescoço. O Nuprapac ressalta a importância das medidas preventivas, já que há 90% de chance de cura quando ocorre o diagnóstico precoce para a doença.

“Em 27 de julho é o Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Esse termo, câncer de cabeça e pescoço refere-se aos tumores localizados na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios da face, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide. São previstos, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), aproximadamente 36 mil novos casos da doença para este ano”, informou a coordenadora do Nuprapac, a médica oncologista Elizabeth Uhl, acrescentando:

“O fumo e o consumo de bebida alcoólica são responsáveis por 80% dos casos, associados a outros fatores como infeção pelo HPV, daí a importância de tomar a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV). A desnutrição e também a má higiene bucal devem ser considerados. É preciso ficar atento e procurar o serviço de saúde na presença dos seguintes sinais e sintomas quando permanecerem por mais de duas ou três semanas: alteração na voz ou rouquidão, dificuldade para engolir, nódulo (caroço) no pescoço, dor na garganta e lesão (ferida) na boca que não cicatrizar em 15 dias”.

Segundo o Inca, órgão do Ministério da Saúde, os profissionais de saúde devem estar atentos aos sinais e sintomas dos pacientes, pois a maioria dos casos é diagnosticada em fase avançada, onde os tratamentos serão mais agressivos e com menores taxas de resposta para combater a doença.

Inaugurado em 29 de agosto de 2017, no primeiro ano da administração da prefeita Francimara Barbosa Lemos, o Nuprapac está situado na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 180, no Centro da cidade. O atendimento é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações técnicas, medidas de prevenção, entre outras, basta seguir o Instagram do Nuprapac (@nuprapac) ou acompanhar as publicações no site ou redes sociais da Prefeitura de SFI.