Patrulha Rural realiza treinamento com policiais; projeto já reduziu em 70% casos de furtos de animais Destaque

O “Patrulha Rural, Protetores do Campo”, uma parceria da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), por intermédio do 8º BPM-Campos, realizou o primeiro treinamento específico para a equipe do projeto. A capacitação, realizada na quarta-feira (1), no Espaço do Produtor Rural I, no Centro de SFI, objetivou o aprimoramento sobre a Guia de Transporte de Animais (GTA). Desde que foi implantado, em junho do ano passado, houve uma redução de 70% dos casos de furtos de animais na área rural do município.

Doze policiais participaram da aula a respeito da GTA, que é o documento oficial para transporte animal no país e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros). A GTA representa mais segurança para o proprietário do rebanho, inibindo ações de roubos e furtos de gado, já que identifica a quem pertence os animais.

Patrulha Rural realiza treinamento ASCOM SFI Wagner Fraga 9

O comandante da Patrulha Rural, capitão PM Wanderson Soares, que esteve presente à capacitação, destacou o índice de queda de furtos de animais em SFI. “Em relação às propriedades já cadastradas, neste período só tivemos apenas um caso. Estamos tendo um retorno muito positivo dos produtores rurais e por parte da Secretaria Municipal de Agricultura”, revelou o oficial. O projeto piloto é o primeiro no Estado e poderá ser estendido para os municípios fluminenses que tenham índices de criminalidade na área rural.

O secretário da pasta, Enaldo Barreto, que acompanhou a aula, revelou que mais de 500 produtores rurais já estão cadastrados no projeto, lançado pela prefeita Francimara Barbosa Lemos e o subsecretário de Estado da PM, coronel Carlos Eduardo Sarmento, no dia 27 de junho de 2022.

Patrulha Rural realiza treinamento ASCOM SFI Wagner Fraga 3

“O cadastro é feito pela Polícia Militar, respondendo também um inventário do que tem na propriedade rural, como por exemplos, maquinário agrícola e animais. A PM faz todo esse levantamento e a gente também compartilha desse arquivo”, informou Barreto, acrescentando:

“O cadastro pode ser realizado pelos telefones (22) 2789-1118 e (22) 99755-9190, além de presencialmente nos seguintes locais: sede da 3ª Companhia da PM, na área central; Secretaria de Agricultura, ao lado do Banco Itaú, no Centro; Espaço do Produtor I, ao lado da 147ª Delegacia de Polícia; Espaço do Produtor II, em Imburi; e Espaço do Produtor III, em Praça João Pessoa”.

Patrulha Rural realiza treinamento ASCOM SFI Wagner Fraga 7

Durante a capacitação estiveram presentes ainda o vice-prefeito Raliston Souza, representando a prefeita Francimara; a chefe de Gabinete, Francilea Azeredo, e a secretária particular da prefeita, Joana Ramos; os vereadores Isaac Salvador, presidente da Câmara Municipal, Alexandre Barrão, Eleno, Flor de Guaxindiba, Maxsuel Cocóia e Yara Cinthia; a veterinária Aline Ribeiro da Superintendência de Defesa Agropecuária e o representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) Aluísio.

Projeto – O Patrulha Rural visa aumentar a segurança na área rural de SFI e cada propriedade cadastrada recebe um código de identificação, fixado em uma placa na entrada do imóvel, com coordenadas geodésicas de alta precisão com acesso das informações através de aplicativos de localização, facilitando tanto a comunicação de eventuais crimes à PM quanto à localização e prisão dos criminosos. A equipe do projeto poderá ser acionada pelos telefones (22) 99755-9190 ou 190.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285

Utilidade Pública