Primeiro dia da Operação Carnaval coíbe irregularidades

Em São Francisco de Itabapoana (SFI), graças à parceria dos agentes da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi), Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Posturas e das polícias Militar (PM) e Civil (PC), diversas irregularidades foram coibidas já no primeiro dia da Operação Carnaval, que aconteceu nesta sexta-feira (12). O objetivo é promover a segurança pública, além do cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

Já pela manhã, os agentes se dividiram em equipes para conseguir fiscalizar o litoral da cidade e também dar suporte a ação intitulada “Feriado com Saúde e Segurança”, que acontecia em frente ao Portal da cidade. O diretor-presidente da Emtransfi, Luciano Coutinho fez um balanço da fiscalização.

“O trabalho foi muito positivo. Durante a fiscalização, percebemos que muitas pessoas estão respeitando o decreto e se adequando as normas, mas houve algumas irregularidades na qual foi necessário a ação dos agentes. De início percorremos Guaxindiba, Ilha dos Mineiros, Sossego, Praia dos Sonhos, Santa Clara e Gargaú. Nessas localidades notificamos sons automotivos e veículos estacionados na contra mão”, detalhou.

Nas ações que cabia ao Departamento de Postura, a responsável pelo setor, Renata Barreto informou que a equipe fez um trabalho de conscientização. “Encontramos alguns bares com sons acima do permitido. Ao orientá-los, alertamos que a partir deste sábado (13), o comércio que descumprisse a legislação, seria multado”, pontuou.

Penalidades – O novo decreto em combate ao Covid-19 passou a vigorar no último dia cinco de fevereiro, e penaliza infratores e responsável pelo comércio que não respeitarem as normas. Há previsão de multa para o estabelecimento comercial, podendo variar de R$ 602 a R$ 12.040, e suspensão e cassação do alvará de funcionamento. A população também pode realizar denúncias através do 190, da PM, ou do 153, da GCM.