Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Josélia Alves Dias
O artesanato de São Francisco de Itabapoana (SFI) foi representado na Rio Artes, principal feira de capacitação e negócios do setor de economia criativa do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa começou no último dia nove e terminou neste domingo (13), Centro de Convenções Expo Mag, na capital fluminense.
Além da participação de 17 artesãos do município, a prefeitura, através do Departamento de Cultura, viabilizou a exposição de peças dos artistas Edinho Martins e Carla Andréia.
As produções destacaram elementos da mata atlântica e o manacá da Serra, além de elementos em alusão às riquezas da cidade, confeccionadas a partir de materiais como fios de cobre, fibras naturais de palha de buriti, celulose reaproveitada e palhas de milho.
— Nosso agradecimento à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa pelos ingressos que proporcionaram a participação em uma troca de experiências. Foi uma oportunidade de reconhecermos o trabalho dos fazedores de culturas, além de incentivar a atuação tão importante através de diversos instrumentos, como crochê, taboa e biscuit — afirmou a diretora do departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Maenilse Gonçalves.
A Sala do Empreendedor de São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu o Selo Ouro do Sebrae,que atesta a excelência no atendimento aos empreendedores locais. Esta é a primeira vez que o espaço conquista o reconhecimento, resultado de avaliação realizada pelo Sebrae.
A cerimônia de premiação ocorreu nesta sexta-feira (11), no Espaço Costa Hall, na cidade do Rio de Janeiro. A coordenadora do espaço Rebeca Carvalho e os atendentes Lecione Alves e Gabriella Coutinho representaram o município.
— Este selo é fruto do trabalho conjunto da equipe da Sala do Empreendedor e da parceria com o Sebrae, visando sempre aprimorar o atendimento e os serviços oferecidos aos empreendedores de SFI — afirmou Rebeca, que também estava acompanhada do coordenador do Sebrae no Norte Fluminense, Guilherme Reche, e a analista Jéssica Rangel, que atende a cidade.
A prefeita Yara Cinthia enfatizou a importância desse reconhecimento para o município:
— A obtenção do Selo Ouro pelo Sebrae reforça nosso compromisso em oferecer suporte de qualidade aos empreendedores locais, contribuindo para o fortalecimento da economia e geração de emprego e renda em nossa cidade — afirmou.
O Selo Ouro reconhece a qualidade e a agilidade no atendimento ao público, além do desenvolvimento de ações significativas de apoio ao Microempreendedor Individual (MEI). Entre os critérios avaliados estão a promoção de cursos, oficinas, ações de capacitação e parcerias ativas com instituições locais para fomentar o desenvolvimento econômico.
Mais uma ambulância, que estava parada há três anos, retorna ao atendimento da população de São Francisco de Itabapoana. O veículo, doado pelo Governo do Estado durante a pandemia de 2020, passou por manutenção e já está em operação nas ruas da cidade.
A ambulância foi entregue à Secretaria Municipal de Saúde e integra um esforço contínuo da Prefeitura para melhorar a frota de veículos e garantir que os serviços de saúde cheguem de maneira eficiente à população. Este é apenas um dos mais de 100 veículos recuperados e que já estão operando desde o início da gestão, incluindo 14 ambulâncias que voltaram a circular no município.
A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia, ressaltou a importância deste trabalho para a comunidade:
— Estamos empenhados em devolver à população veículos essenciais para o atendimento médico e emergencial. A recuperação dessa ambulância e de tantas outras é uma prioridade para garantir que nossa cidade tenha a infraestrutura necessária para atender a todos com qualidade. O trabalho não para e seguimos trabalhando para proporcionar melhores condições de saúde aos nossos cidadãos — afirmou a prefeita.
Os serviços de manutenção têm sido intensificados, com a recuperação de veículos que, antes parados, agora estão nas ruas, prontos para prestar serviços essenciais à população. A prefeitura segue com o compromisso de manter os serviços públicos funcionando e oferecer o melhor atendimento possível para os cidadãos.
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana lançou, nesta quinta-feira (10), o Programa Campo Ambiente Saudável, por meio de uma parceria das Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente, com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). É um projeto de educação e saúde ambiental que tem como público alvo produtores e trabalhadores das fábricas de farinha de mandioca.
O evento contou com as presenças do presidente da Funasa, Robson Lima, do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto, do engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e coordenador técnico do Programa Campo Ambiente Saudável, Jamilson Júnior, representantes do Sebrae, das cooperativas financeiras Sicoob e Sicred, Associação dos Produtores e Fabricantes de Farinha de Travessão de Barra (Aprofar), além de produtores.
O projeto está alinhado com as demandas para reconhecimento da Identificação Geográfica da farinha do município, que é um produto de tradição de São Francisco de Itabapoana.
- Ele vai trabalhar além da parte ambiental, a parte social, como os aspectos econômicos, a criação de ecossistemas propícios ao associativismo, a gestão de resíduos, as boas práticas no processo produtivo, no uso da água e na conservação e utilização do solo, no tratamento de afluentes sanitários, saúde e segurança no trabalho - explicou o coordenador do programa. Segundo Jamilson, serão realizadas oficinas, treinamentos e capacitações voltados para todos os eixos que fazem parte do projeto.
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) publicou nesta sexta-feira (11) decreto que regulamenta o uso comercial de equipamentos de diversões aquáticas. Além de seguir os parâmetros operacionais estabelecidos pela Capitania dos Portos de Macaé, a medida visa promover o desenvolvimento turístico e econômico do setor, junto com a preservação ambiental e de segurança.
Através da regulamentação, o uso comercial de equipamentos náuticos recreativos, como banana boat, caiaques, jet skis e kitesurf, somente será permitido mediante autorização prévia da prefeitura, com base na liberação do agente da Autoridade Marítima. Para conferir os documentos necessários para solicitar a licença na municipalidade, clique aqui.
Os operadores deverão obedecer uma série de medidas com o intuito de zelar pela segurança e higiene dos usuários, assim como dos trabalhadores envolvidos. Entre elas a disponibilização de coletes salva-vidas, conservação de equipamentos em perfeitas condições e a presença de profissionais capacitados para operação.
O cumprimento das regras será fiscalizado pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, com o apoio da Guarda Municipal e dos órgãos ambientais e marítimos competentes.
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), está realizando, nesta semana, serviços de podas e limpezas na localidade de Barra do Itabapoana. As ações têm como objetivo melhorar a estética e a organização do espaço público, contribuindo para o bem-estar da população local.
Os trabalhos são feitos com foco nas árvores que não estão em contato com as redes elétricas. Quando há interferência de árvores nas redes de alta tensão, a responsabilidade pela poda é da Enel, conforme o estabelecido pela legislação e os protocolos técnicos. Recentemente, a Secretaria de Meio Ambiente autorizou a Enel a realizar os serviços de poda nas árvores que interferem na rede elétrica, e essa autorização é renovada anualmente.
A equipe da SEMA tem se empenhado em fazer com que o serviço seja executado de forma segura e eficiente, priorizando o cuidado com o meio ambiente e a preservação das árvores. Em Barra do Itabapoana, os trabalhos incluem a poda de galhos, a remoção de resíduos e a limpeza de áreas públicas.
Além disso, a SEMA está organizando um cronograma para expandir os serviços para outras localidades do município na próxima semana. O objetivo é garantir que o município esteja cada vez mais limpo, organizado e seguro para seus moradores e visitantes.
A prefeitura reafirma seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de São Francisco de Itabapoana.
Os moradores que desejarem informações sobre as podas de árvores podem ligar para a Secretaria de Meio Ambiente pelo número do "Canal Verde", (22) 98843-8072.
O ciclista de São Francisco de Itabapoana (SFI), Wesley Carrielo, continua fazendo história. O atleta conquistou o título de campeão na categoria Master B (40 a 49 anos) no Tour da Bahia, realizado no município de Castro Alves. Representando o Estado do Rio de Janeiro, Wesley foi o único atleta do estado na competição.
A terceira edição do evento contou com quatro etapas, com provas contrarrelógio e resistência, com circuitos de 77 km, 109 km e 157 km.
— É uma sensação indescritível representar nosso município e sentir o apoio da nossa comunidade. Através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, conseguimos viabilizar nossa participação em grandes eventos como esse, o que fortalece ainda mais nosso desempenho e valoriza o esporte da nossa cidade — destacou Wesley, emocionado com a conquista.
Após a vitória, o ciclista já se prepara para novos desafios. No dia 1º de maio, Wesley compete no Campeonato Estadual de Circuito, que será realizado em Três Rios. Nos dias 3 e 4 de maio, ele estará em Pomerode, Santa Catarina, para disputar a Copa Hans Fischer.
Na próxima segunda-feira (14), o Programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), estará na localidade de Praça João Pessoa. O atendimento será realizado das 9h às 15h, na Rua Joaquim Gomes Crespo, s/nº, no estacionamento da Associação de Moradores.
Com o objetivo de levar serviços judiciais a locais de difícil acesso e atender pessoas em situação de vulnerabilidade, a Justiça Itinerante conta com a presença de juízes, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública. A iniciativa promove cidadania e facilita o acesso à Justiça de forma prática e acessível.
O serviço é oferecido quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, exceto em feriados. Em maio, o atendimento em Praça João Pessoa ocorrerá nos dias 15 e 19, no mesmo horário e local.
A coordenadora da Assistência Judiciária Municipal, Maria Helena Jorgov, destaca que o programa também atende moradores de mais 15 bairrose localidades próximos, como Travessão de Barra e Barra de Itabapoana.
— O programa é de extrema importância, pois evita que moradores de regiões mais distantes precisem se deslocar até o Centro para obter atendimento jurídico — afirmou Maria Helena.
O nome diz muito: “Mutirão Mãos à Obra”. Quando a placa com os dizeres é colocada numa rua ou estrada de São Francisco de Itabapoana, a população já sabe que aquele local passará por obras de melhoria, recuperação e limpeza. É trabalho acontecendo todo dia em benefício da população.
Criado no início do governo da prefeita Yara Cinthia, o mutirão vem implementando uma série de iniciativas voltadas para a melhoria da infraestrutura urbana e rural, com foco na limpeza pública e na recuperação de ruas e estradas vicinais. Essas ações têm o objetivo de proporcionar um ambiente mais limpo, seguro e acessível para os moradores e visitantes do município.
— Quando chove, a água acumula e forma lama, o que dificulta muito o nosso deslocamento e a gente corre risco de quedas. Agora, com esse trabalho, com certeza a situação vai melhorar bastante — comemorou a moradora Dosilda Selestina, que acompanhou de perto a operação tapa-buracos realizada no Centro de São Francisco, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ).
Desde a posse da nova gestão, a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos também tem conduzido mutirões de limpeza em diversas áreas. As atividades incluem capina, remoção de lixo e entulho, instalação de manilhas e limpeza de ruas, praças e espaços públicos. Nas praias, já foi feita a retirada de mais de 1.200 toneladas de vegetação exótica da orla. É considerada exótica toda planta que não pertence à vegetação nativa e que, portanto, pode causar desequilíbrios no ecossistema local, com risco de extinção de espécies vegetais e animais.
As ações da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana vão muito além da limpeza e nivelamento das ruas e da orla. Em vários pontos, já começou a ser feito também o nivelamento das calçadas, possibilitando acessibilidade à população. O trabalho começou por Santa Clara, onde 420 metros de calçadas nas ruas Luiz C. A. Rangel, Geraldo Francisco Varela e Dirceu Dias da Silva receberam piso intertravado.
Em Guaxindiba, diversas ruas receberam intertravados, um tipo de pavimento que garante mais durabilidade e resistência, com uma expectativa de vida útil superior a 20 anos. A obra visa melhorar a infraestrutura da localidade e proporcionar mais conforto e segurança para os moradores. A previsão é que os trabalhos sigam para outras ruas, promovendo a melhoria da infraestrutura de toda a região.
Nas localidades, o governo municipal intensificou os trabalhos de recuperação das estradas vicinais. Ao todo, já foram diversas vias recuperadas em parceria com o programa Estradas AgroRJ, do Governo do Estado, que disponibilizou maquinário especializado para o município. Produtores rurais que tinham dificuldade em escoar sua produção comemoram.
— Como prefeita, faço questão de acompanhar de perto esse trabalho. Sei da importância dessas vias públicas para a nossa população, principalmente para os produtores rurais que dependem delas para escoar sua produção com mais segurança e agilidade. Investir na manutenção das estradas é mais do que uma necessidade: é uma estratégia fundamental para fortalecer a economia do nosso município, garantindo que os agricultores tenham condições adequadas para transportar seus produtos até os mercados e centros de distribuição — destaca a prefeita Yara Cinthia.
Os trabalhos continuam, com empenho para trazer melhorias para a cidade e sua população. Sabemos que a tarefa não é fácil, mas estamos comprometidos com a transformação do nosso município. Através do Programa Limpa Rio, mais uma parceria com o governo do estado, iniciamos a limpeza da Lagoa do Salgadinho, um local que, com certeza, em breve se tornará um cartão postal da nossa cidade. Este é apenas um exemplo de como parcerias é possível avançar. O principal objetivo da prefeitura é promover o bem-estar e o desenvolvimento da cidade, com ações que visam um futuro mais bonito, acessível e sustentável para todos os cidadãos de São Francisco de Itabapoana.
Nesta quinta (10), aconteceu um importante chamamento público na Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana (SFI), onde a população teve a oportunidade de discutir e apresentar propostas para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o município no exercício de 2026. O encontro contou com a participação de secretários e diretores municipais, vereadores, além de representantes de instituições e público em geral.
Durante a reunião, diversas propostas foram apresentadas, abrangendo áreas como educação, orçamento público, agricultura familiar, mobilidade, comunicação e políticas de inclusão social. Um dos principais destaques foi a apresentação da Associação Raízes, através do projeto NEA-BC, que sugeriu a consolidação de parcerias estratégicas para o município. Entre as propostas, foi ressaltada a importância de se concretizar a parceria da Prefeitura com o Instituto Federal Fluminense (IFF), para a instalação de um polo no município, o que pode impulsionar a educação e o desenvolvimento local.
Tai Campos, representante da Associação Raízes, destacou o papel essencial da comunicação pública em São Francisco de Itabapoana. “Há muito tempo não se via uma comunicação tão eficiente e comprometida com a população. É fundamental que o setor de comunicação da prefeitura continue a receber os investimentos necessários para garantir a ampliação desse trabalho, levando informação de qualidade para todos os cidadãos”, afirmou.
Além disso, a representante da ONG “Vai Ter Gorda Sim”, Rosane Alves, destacou que é necessário que o município adote uma postura ativa na promoção da igualdade de direitos e oportunidades para todas as suas populações, respeitando a diversidade e combatendo qualquer forma de preconceito.
A prefeita Yara Cinthia destacou a importância desse processo democrático. “Fico muito feliz em ver a população participando ativamente da construção do futuro do nosso município. A LDO é uma ferramenta essencial para o planejamento do nosso orçamento e, por isso, é fundamental que ela seja discutida com a população, secretários e vereadores. Esse é um passo importante para a transparência, o fortalecimento da democracia e a construção de uma cidade cada vez melhor para todos”, afirmou a prefeita.
A reunião de hoje reflete o compromisso da administração municipal em garantir um processo de governança cada vez mais participativo, transparente e alinhado com as necessidades da população. O trabalho conjunto entre Executivo, Legislativo e a sociedade civil é o caminho para a construção de políticas públicas que realmente atendam aos anseios e desafios de São Francisco de Itabapoana.
A LDO.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias é uma ferramenta que estipula todas as receitas e, consequentemente, todas as despesas do município para o próximo ano. Antes de ser aprovada, a LOA é amplamente debatida pelos vereadores para garantir responsabilidade e total transparência.