Procon-SFI fiscaliza redução nos preços dos postos de combustíveis Destaque

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SFI) está fiscalizando os postos de combustíveis do município para verificar a redução do preço nas bombas, após na sexta-feira (1) o governador Cláudio Castro sancionar decreto estadual baixando de 32% para 18% a alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado do Rio de Janeiro. Desde segunda-feira (4) a decisão está em vigor e os postos que não se adequarem à determinação podem ser multados, além de sofrerem outras sanções.

Durante a fiscalização, os responsáveis pelos postos estão sendo notificados pelo Procon-SFI para que cumpram as seguintes exigências: redução imediata no preço das bombas combustíveis a partir da data do decreto estadual; enviar os três últimos recibos de compra de combustíveis por e-mail (procon@pmsfi.rj.gov.br); e informar no corpo do e-mail os preços praticados na sexta-feira (1) até a data da entrega das informações. O descumprimento acarretará em providências administrativas e legais, além de aplicação de multa.

“O Procon-SFI seguirá durante o tempo que for necessário com a fiscalização nos postos para averiguar a redução dos preços nos combustíveis, que é obrigatória com o advento do ordenamento jurídico vigente. Estamos alertando os proprietários que os estabelecimentos que descumprirem a determinação legal poderão sofrer imediatamente multa, entre outras sanções legais”, explicou a coordenadora do órgão, Gilda Quintanilha.

Denúncias - Eventuais denúncias ao Procon-SFI sobre o descumprimento da redução no preço dos combustíveis nos postos devem ser realizadas na nova sede do órgão, no Terminal Rodoviário Manoel Carlos da Silva, na área central, em frente à sede da prefeitura, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h.

(1 Votar)