Ascom SFI

Ascom SFI

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Diego Gomes Santos

São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu na manhã desta segunda-feira (18) os atuais campeões brasileiros de futevôlei, Renan Dias e Felipe Nascimento, o campeão brasileiro de frescobol, Vinicius Lira, e o embaixador de frescobol, Luis Negão. Eles participaram da “Clínica dos Atletas”, projeto em parceria entre o Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc-Rio) e a prefeitura. 

O evento aconteceu na Praça do Pescador, em Guaxindiba. De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, 240 crianças de 14 escolas da rede municipal de ensino participaram e receberam kits de frescobol. Além disso, houve a participação expressiva da juventude da localidade.
 
O gestor de Esportes do Sesc Campos, Raphael Pedra, destacou a parceira com o município. ”Através deste projeto de fomento ao esporte, são disponibilizados kits de material esportivo, palestras e clínicas com atletas contando suas histórias de inspiração, justamente neste momento de retorno ao ambiente escolar”, explicou.
 
A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou o prazer em receber atletas conhecidos internacionalmente e lembrou que SFI possui histórico de jogadores, como o secretário municipal de Esporte e Lazer, Domires Júnior, jogador de futebol aposentado que chegou a jogar no exterior. “Com muito carinho e satisfação, recebo todos vocês. Este é governo que governa para todos”, finalizou. Ela estava acompanhada de secretários, assessores e vereadores. 
 
Paralelamente, o vice-prefeito, Raliston Souza, ponderou que é gratificante acompanhar este tipo realização. “´Parcerias como essa são importantes para trazer o melhor para a população”, disse.
O líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Milson Mota, afirmou que a municipalidade vem investindo no desenvolvimento do esporte.
 
A chefe de Gabinete, Francilea Azeredo, destacou a importância da união de diversos órgãos da prefeitura para a realização do evento, com as secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Turismo, Indústria e Comércio. O evento foi acompanhado também por Vereadores, Assessores e Secretários.
 
 
 

Quarenta professores da Secretaria Municipal de Ensino e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana (SFI) participam do Curso Geologia Geral para o Ensino Básico, através do Museu da Geodiversidade (MGeo) do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ (GpCL/RJ). A capacitação ocorrerá ao longo do mês de outubro, sempre no formato online devido às medidas de prevenção à Covid-19.

O curso terá a duração de 24 horas, sendo dividido em seis módulos, três deles já apresentados nos dias 6, 8 e 13, e os demais que acontecerão nos dias 18, 20 e 25. Entre os temas abordados estão: Geodiversidade e Geoconservação, Origem da Terra, Tempo Geológico, Tectônica de Placas, Minerais, Rochas e Fósseis, Solos, Água Superficial e Subterrânea, Recursos Minerais e Geologia do Estado e de SFI. Além de oficinas, materiais adicionais, como textos e kit de minerais e rochas, são oferecidos aos participantes.

As aulas são ministradas pelas professoras Cícera Neysi (Departamento de Geologia/UFRJ), Eveline Milani Romeiro Pereira Aracri (MGeo), Kátia Mansur (Departamento de Geologia/UFRJ, MGeo e GpCL/RJ) e Marcia Diogo (MGeo).

O curso foi organizado pela SMEC, com apoio das coordenadoras Leidiana Alves, Kátia Alves e Giselle Pessanha, além de integrar o Projeto Geociências - Substantivo Feminino: Meninas Geocientistas de SFI, aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

“A maioria dos conteúdos está dentro da grade curricular, agregando conhecimento para o professor e uma forma de dinamizar as aulas, principalmente de Geografia e Ciências. Participam da capacitação professores de Geografia, História e Ciências do 1º segmento (1º ao 5º ano) e do 2º segmento (6º ao 9º ano)”, ressaltou Leidiana, acrescentando:

“A aula de regionalização, que vai trabalhar de maneira específica a geologia e a geografia do Estado do Rio de Janeiro e de SFI, acontecerá no último encontro remoto, dia 25. A partir do aprofundamento deste tema, os professores poderão abordar os conteúdos físicos do município com mais propriedade”.

O secretário da pasta, Robson Santana, destacou a importância da capacitação. “Além de os professores poderem adquirir conhecimento aprofundado sobre os temas abordados no curso, os alunos da rede municipal também serão beneficiados com uma qualidade de ensino ainda melhor. A SMEC está seguindo a orientação da prefeita Francimara de proporcionar um aprendizado de excelência para os nossos estudantes”, ressaltou.

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está com vaga para gerente de supermercado do sexo masculino. A oportunidade é para trabalhar no município.

Para participar da seleção é preciso ter experiência na profissão. Os candidatos devem enviar currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 87, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Estamos à disposição dos empresários que possuírem vagas disponíveis para trabalhar e queiram participar da parceria com o Balcão de Emprego. O órgão anuncia as oportunidades e se encarrega de receber os currículos dos candidatos”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana nesta segunda-feira (18), o município conta com 3.716 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Em investigação são 350. Já os descartados somam 6.689.

Ainda segundo os dados da SMS, entre os casos confirmados, 3.589 estão recuperados. Até o momento foram registrados 97 óbitos pela doença. 

Outra taxa informada pela SMS é a de ocupação. Dos 20 leitos clínicos, dois estão ocupados. Já os leitos com suporte de ventilação não registram ocupação.

Atualmente, SFI está com taxa de recuperação em 96,58%, ligeiramente maior que a média nacional (96,07%). Já a taxa de letalidade está em 2,61%, enquanto que a do Estado do Rio de Janeiro é de 5,17%.

Conforme atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última sexta-feira (1º), o Norte Fluminense está no risco Baixo no Mapa de Risco da Covid-19.

Os materiais para análise dos casos suspeitos são encaminhados ao Laboratório Central (LACEN/RJ), seguindo rigorosamente os protocolos de coleta, armazenamento e envio do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Fazenda de São Francisco de Itabapoana (SFI) vai iniciar, a partir da próxima quinta-feira (21), a cobrança administrativa dos contribuintes em débito com o município: Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Alvará. Segundo o secretário da pasta, Julio Nicolau, a medida atende a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). 

“Vamos fazer o levantamento do cadastro de devedores e os que tiverem número de WhatsApp, enviaremos uma mensagem avisando sobre a dívida. Caso o contribuinte manifeste o desejo de regularizar a situação, à vista terá isenção de 100% de juros e multas, podendo receber o boleto através do aplicativo. Mas, se optar por aderir ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal), precisará comparecer à Secretaria de Fazenda”, explicou Nicolau. 
 
Os contribuintes em débito receberão as mensagens através do número (22) 99951-0231, que será exclusivo para este tipo de atendimento. “Em relação aos contribuintes em débito com o município que eventualmente não tiverem WhatsApp no sistema da Secretaria de Fazenda, iremos providenciar o envio da cobrança para o endereço cadastrado por intermédio dos Correios”, acrescentou o secretário. 
 
O Departamento Municipal de Arrecadação funciona na sede da prefeitura, na Praça dos Três Poderes, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ser atendido é obrigatório o uso da máscara de proteção facial, sendo necessário levar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Registro Geral (RG), além da documentação do imóvel.
 

Populares encontraram uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), na Praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana (SFI), na quarta-feira (13), e acionaram a Guarda Ambiental (GAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). O animal estava morto e em adiantado estado de decomposição.

 “Os agentes da GAM, com o apoio da Emtransfi (Empresa Municipal de Trânsito) e da Defesa Civil Municipal, estiveram no local. Acionamos o CTA-Serviços em Meio Ambiente, que recolheu a tartaruga para a realização de estudos”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, acrescentando:
 
“A equipe do CTA informou que o animal estava na fase adulta e que devido ao período de desova das tartarugas, que vai de setembro a março, se encontrava no litoral do município para a postura de ovos. Gostaria de reforçar que o telefone da GAM para solicitar captura de animais silvestres em SFI é o (22) 9.8161-6713. O serviço funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana”.
 
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil a tartaruga-cabeçuda está classificada com status de ameaça em situação de perigo. A espécie pode atingir tamanho de até 1,36m de comprimento curvilíneo de carapaça e peso de 180kg, com tempo de vida médio na natureza superior a 50 anos.
 
No país, as áreas prioritárias de desova estão localizadas nos litorais norte do Rio de Janeiro, como é o caso de SFI, e dos estados do Espírito Santo e Bahia, e ao longo do litoral de Sergipe.
 

Artistas (pessoa física) de São Francisco de Itabapoana têm até sábado (16) para se inscreverem no edital de incentivo à cultural local. Ao todo serão direcionados R$ 212.800,00, divididos em 112 projetos artísticos-culturais. Cada iniciativa poderá receber R$ 1.900.

A inscrição gratuita é realizada diretamente na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), que funcionará até as 16h no dia 16. Os interessados devem comparecer portando documentos pessoais e comprovantes da atuação artística em SFI por, pelo menos, dois anos.

O edital da premiação cultural foi publicado no Diário Oficial (DO). Para conferir a íntegra, clique aqui.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, destacou que, através da Lei Aldir Blanc, a prefeitura prossegue com ações de valorização da cultura são franciscana. “Não deixem de participar. Esperamos a participação dos nossos talentosos artistas”, finalizou.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana nesta quinta-feira (14), o município conta com 3.708 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Em investigação são 335. Já os descartados somam 6.668.

Ainda segundo os dados da SMS, entre os casos confirmados, 3.571 estão recuperados. Até o momento foram registrados 97 óbitos pela doença. 

Outra taxa informada pela SMS é a de ocupação. Dos 20 leitos clínicos, somente um está ocupado. Já os leitos com suporte de ventilação não registram ocupação.

Atualmente, SFI está com taxa de recuperação em 96,31%, ligeiramente maior que a média nacional (96,03%). Já a taxa de letalidade está em 2,62%, enquanto que a do Estado do Rio de Janeiro é de 5,16%.

Conforme atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última sexta-feira (1º), o Norte Fluminense está no risco Moderado no Mapa de Risco da Covid-19.

Os materiais para análise dos casos suspeitos são encaminhados ao Laboratório Central (LACEN/RJ), seguindo rigorosamente os protocolos de coleta, armazenamento e envio do Ministério da Saúde.

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, entregou 20 computadores destinados às unidades de atenção primária e os serviços de vigilância e saúde do município, além de realizar vistoria nas obras do Hospital Manoel Carola, na localidade de Ponto de Cacimbas. As ações ocorreram na tarde desta sexta-feira (8).

 “O município adquiriu 60 computadores para equipar as unidades. Inicialmente, estamos realizando a entrega de 20 equipamentos, que serão de grande utilidade para melhorar ainda mais o atendimento na saúde prestado à população”, revelou a prefeita.
 
O secretário de Saúde, Sebastião Campista, detalhou que “os equipamentos foram adquiridos com a finalidade de auxiliar os trabalhos assistenciais desenvolvidos nas unidades de saúde do município, principalmente, os trabalhos de transmissão de dados ao Ministério da Saúde, como por exemplo, as informações relacionadas ao trabalho de vacinação contra a Covid-19”.
 
*Vistoria* - Francimara também realizou uma rápida vistoria nas intervenções já realizadas e nas que estão em andamento no “Manoel Carola”, como por exemplo, reforma no Centro de Triagem Covid-19, implantação da Usina de Gases Medicinais, nova lavanderia e Unidade de Pacientes Graves (UPG).
 
“O hospital também passa por estruturação do Centro Cirúrgico e do Centro de Material Esterilizado. O objetivo é avançarmos ainda mais. Nunca se investiu tanto em Saúde no município como nos últimos quatro anos e 10 meses”, destacou a prefeita.
 
Acompanharam as ações secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores da prefeitura, além da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Objetivando manter as calçadas livres para o trânsito dos pedestres, o Departamento de Postura de São Francisco de Itabapoana (SFI) iniciou nesta semana uma operação na área central do município. Inicialmente, os fiscais do órgão estão orientando os comerciantes a não ocuparem irregularmente o espaço público, mas em caso de reincidência, os infratores serão penalizados.  
 
“O Departamento de Postura vem recebendo diversas denúncias sobre obstrução da passagem de pedestres. Estivemos na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, a principal da cidade, e os fiscais orientaram os lojistas a respeito do Código de Postura Municipal, Lei Complementar nº 01/2006, que determina ser expressamente proibido embaraçar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito do pedestre”, ressaltou a diretora do Departamento de Postura, Renata Barreto, acrescentando:
 
“As bandeirolas vêm provocando alguns acidentes. Tivemos dois casos recentes: uma idosa, que caiu e se machucou, e um senhor, que acabou danificando o veículo dele. Já as placas obstruem a passagem do pedestre, que é obrigado a passar pela rua, correndo o risco de ser atropelado. A ação também visou o comércio ambulante e neste sentido, os vendedores que se encontram em situação irregular foram aconselhados a procurar o Departamento de Postura, a fim de normalizar a situação”.  
 
Renata revelou que na próxima semana haverá uma operação conjunta com os demais órgãos da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil. A ação será direcionada à regularização de publicidade e propaganda nas vias públicas do município, principalmente nos postes, já que ocasionam poluição visual, causando desconforto para a população.
 
Página 1 de 23