Ascom SFI

Ascom SFI

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Diego Gomes Santos

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu uma patrol destinada à Secretaria de Agricultura, através de emenda parlamentar do deputado federal Christino Aureo. A entrega oficial ocorreu na quarta-feira (19), na Praça dos Três Poderes, no Centro, com a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, além da superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado, Stella Romanos, e da subsecretária estadual de Saúde, Deisy Silva, que representaram o parlamentar, impedido de participar por ter contraído Covid-19.

“É uma honra recebê-las aqui no nosso município. Agradecemos muito ao deputado federal Christino Aureo pela emenda parlamentar para a aquisição da patrol. Uma das maiores demandas aqui na nossa terra é a manutenção dos dois mil quilômetros de estradas vicinais. E nós iremos adquirir mais duas máquinas, outra patrol e uma retroescavadeira, para reforçarmos ainda mais o trabalho para beneficiar o homem do campo”, ressaltou a prefeita Francimara.

Já o secretário de Agricultura, Enaldo Barreto, destacou a importância da patrol, informando que o maquinário vai começar a trabalhar de forma efetiva. “Esse é o primeiro passo de uma série de ações que a gente precisa do Governo Federal, principalmente do Mapa. No próximo dia 25, a superintendente Stella Romanos voltará ao município com uma equipe técnica para ver a situação do Cais de Barra do Itabapoana, uma obra importante para os pescadores daquela região”, revelou Barreto.

A superintendente do Mapa adiantou que, além da visita a Barra, trará mais um maquinário para o município. “Vamos trazer um veículo para a Secretaria de Agricultura, já autorizado pelo Mapa. Gostaria de ressaltar a garra e o empenho do secretário Enaldo, sempre com o respaldo da prefeita Francimara. Esse conjunto de fatores faz com que SFI vá galgando os degraus e consiga os recursos necessários para melhorar a vida da população, especialmente os moradores da área rural”.

O vice-prefeito Raliston Souza também demonstrou gratidão pela aquisição da patrol. “Isso confirma a responsabilidade e o carinho que o deputado Christino Aureo tem com a nossa cidade. No mandato passado, por exemplo, através de um projeto do parlamentar, conseguimos a instalação de uma torre de celular em Barra do Itabapoana, resolvendo o problema dos moradores da localidade que sofriam com a falta de sinal de telefonia móvel”.

O marido da prefeita e ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos ressaltou que SFI é a capital do agronegócio do Estado do Rio de Janeiro. “Em 2020, o município produziu mais de R$ 300 milhões e tenho certeza de que em 2021, vai superar este número. A prefeita Francimara prometeu e está cumprindo: ampliar e dar muito mais apoio a quem produz neste segundo mandato”.

Participaram ainda da solenidade Rodrigo Lamego, representante do Mapa-RJ; o subsecretário de Agricultura, Daniel Abílio; secretários, subsecretários, diretores de departamentos e assessores da prefeitura, além dos vereadores Alexandre Barrão, Eleno, Renato Roxinho e Yara Cinthia.

No dia de São Sebastião, padroeiro da localidade de Barra do Itabapoana, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, participou da missa em honra ao santo. A celebração aconteceu nesta manhã e foi presidida pelo bispo diocesano, dom Roberto Francisco.

Durante a homilia, o bispo, citando passagens bíblicas, afirmou que “devemos ser cidadãos irrepreensíveis”, a partir do exercício da cidadania.

“Vamos, com São Sebastião, acreditar no futuro porque o futuro é de Deus. E Deus é da vida. Deus é o Senhor da história. Deus é da esperança. Louvado seja Deus e viva São Sebastião”, afirmou, lembrando que o mártir também é padroeiro do Estado do Rio de Janeiro.

O pároco da paróquia, padre Alexandro de Oliveira, agradeceu o apoio da prefeitura na realização dos festejos. “Muito obrigado pela parceira, por investir no turismo religioso. Agradeço a presença de todas as autoridades de nosso município. Pedimos ao nosso padroeiro, que rogue a Deus, para que nos proteja”.

Acompanhada do ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos, a prefeita contou sobre a satisfação de participar em mais uma vez de uma das festas religiosas mais tradicionais da cidade. “Apoiar e estar aqui é valorizar nossas tradições e religiosidade. Que São Sebastião roge sempre por nós”, disse.

Após a celebração, a banda da Escola Municipal Décio Machado, da localidade, executou o hino nacional na frente da igreja. Secretários, vereadores e assessores também participaram.

A programação prossegue durante a tarde com procissão fluvial, às 15h30, e a noite, a partir das 18h, missa, procissão terrestre e show com o cantor católico Davidson Silva. O intérprete de sucessos da música católica como “Nada nos Separará” e “Com Tua Mão” vai se apresentar no interior da igreja seguindo medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

Estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, Mariella Ferreira Junqueira Anselmé, de 13 anos, é a primeira aluna da rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana (SFI) a receber uma medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os resultados da 16ª edição da prova foram divulgados nesta semana.

Mariella pertece ao corpo de estudantes da Escola Municipal Décio Machado, na localidade de Barra do Itabapoana.

Além da medalha, oito alunos do município receberam menções honrosas pelo desempenho: Cassiano Povoa Barreto (E.M. Manoelina de Souza Rodrigues), João Luccas dos Santos Nogueira (E.M. Herval Luiz dos Santos Batista), Ana Carolina Ferreira Gosmes da Silva (E.M. Dirceu Dias da Silva), Filipi dos Santos Luiza (E.M. João Batista de Almeida), Erick Viana da Silva (E.M. Manoelina de Souza Rodrigues), Gilson de Morais Jordão Junior (E.M. Ilda Muylaert Machado), Gustavo dos Santos Silva (E.M. Décio Machado), Priscila Caetano Silva (E.M. Ilda Muylaert Machado).

Orgulhoso das conquistas, o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, parabenizou os alunos e professores de matemática, que são coordenados pelo professor Maurício Quitete. “Isso é fruto da valorização dos profissionais e dos diversos investimentos realizados nos últimos cinco anos, sobretudo, na infraestrutura das nossas escolas”, afirmou.  

A prefeita Francimara Barbosa Lemos afirmou que as premiações são marcas do desenvolvimento da educação são franciscana. “Fico muito orgulhosa pela trajetória que estamos construindo. Que 2022 seja  mais um ano de muito trabalho e que consigamos comemorar muitas outras conquistas”, disse.

OBMEP — A avaliação foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

De acordo com a Agência Brasil, no ano passado, participaram 17,8 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de 53.374 escolas, incluindo instituições públicas e particulares.

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI) irá ampliar o horário de funcionamento dos polos de imunização contra a Covid-19 para vacinar as crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades. O agendamento tem início nesta quinta-feira (20), sendo necessário levar cartão do SUS e CPF, e a aplicação da dose começará na próxima segunda-feira (24). Os pais ou responsáveis devem estar presentes para manifestar sua concordância com a vacinação.
 
“Os polos de vacinação contra a doença para o público infantil vão funcionar das 8h às 20h. O objetivo é facilitar o acesso dos responsáveis pelas crianças, já que muitos trabalham durante o dia, reforçando que a autorização dos pais ou responsáveis é necessária para a aplicação da vacina. O agendamento deve ser realizado na unidade do Estrategia Saúde da Família (ESF) mais perto de sua residência”, explicou o secretário da pasta, Sebastião Campista.   
 
A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou que a Secretaria de saúde, antes de iniciar a vacinação, realizou reuniões com sua equipe, a fim de definir a melhor estratégica para imunizar as crianças. 
 
Grupos prioritários – Já a imunização dos grupos prioritários, que são crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente e os quilombolas, acontecerá na sexta-feira (21). Haverá imunização na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no Centro, e nas duas comunidades quilombolas do município: Barrinha e Deserto Feliz. 
 
CALENDÃ RIO DE VACINAÃ Ã O.COVID 19.CRIANÃ AS 5 A 11 ANOS page 0001
 

Durante evento na Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) lançou o documentário “Vivências e Trajetórias, 27 anos de Emancipação Político-Administrativa de São Francisco de Itabapoana”. A solenidade aconteceu na noite de terça-feira (18), data em que o município completou 27 anos de existência.

O vídeo, produzido pelo Departamento de Cultura da SMEC, faz uma viagem no tempo até o século 16, citando os povos originários, o desembarque dos colonizadores e os escravos africanos, que contribuíram para a formação cultural da região. Cita a expansão da Agricultura, da Pecuária e do entreposto comercial, projetando o antigo Sertão de São João da Barra (SJB). Destaca a presença forte da natureza e a crença na fé, além da construção da Vila da Rainha, uma das primeiras povoações regionais, lembra que a nossa terra fez parte da Vila de São João da Praia e, por fim, de SJB, apesar de separada pelo Rio Paraíba do Sul.

O escritor Roberto Acruche, em seu depoimento, revela que o sonho da emancipação teve início na década de 1960, ganhando mais força a partir de 1970, a partir do fortalecimento da economia, principalmente no setor da pesca e com o crescimento da lavoura de cana-de-açúcar para atender a demanda de matéria-prima das usinas de Campos dos Goytacazes e região, já que, até então, as culturas mais plantadas eram de mandioca e abacaxi. O surgimento da Cooperativa de Eletrificação Rural, na avaliação de Acruche, também é considerado um fator de desenvolvimento social importante no processo de pretensão emancipatória.

No documentário, são mencionadas reuniões de forças políticas favoráveis à emancipação, o que gerou a elaboração de um projeto de lei, mas que acabou arquivado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O então deputado estadual Barbosa Lemos conseguiu desarquivar e aprovar o documento na Casa de Leis e após um plebiscito marcado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), forças políticas contrárias se uniram numa campanha de conscientização dos moradores e no dia 13 de março de 1994, a maioria da população aprovou a emancipação do antigo Sertão. No dia 18 de janeiro de 1995, o governador Marcelo Alencar sancionou a Lei 2.379 criando o município de SFI.

Depoimentos
No vídeo, há depoimentos dos ex-prefeitos Barbosa Lemos, o primeiro a administrar a cidade, Beto Azevedo e Frederico Barbosa Lemos, além da atual prefeita Francimara Barbosa Lemos, a primeira mulher eleita e reeleita prefeita de SFI. Os ex-prefeitos Pedro Cherene, já falecido, e o filho dele Pedrinho Cherene, ganharam menção pelo legado deixado no município.

“Uma honra muito grande participar deste documentário sendo a primeira prefeita mulher eleita e reeleita em SFI. Hoje, a mulher consegue ter uma representatividade e eu me sinto orgulhosa e honrada em representar o município. No primeiro mandato assumi já passando por um tratamento de câncer de mama. Foram dois desafios: governar a cidade, sendo mãe e esposa, e além de tudo fazendo o tratando da doença. Superei, graças a Deus! A Francimara de agora é mais experiente, madura e preparada. Nos próximos três anos a população pode esperar bastante coisa. O ano de 2022 será muito promissor, porque estamos com vários projetos que vão sair do papel para serem executados, como a Orla de Santa Clara, a drenagem desta localidade, que é um sonho dos moradores, entre outros”, ressaltou Francimara.

O ex-prefeito Frederico destacou que no período que esteve à frente do município, conseguiu deixar o seu legado. “Foram quase mil concursados convocados em seis meses, dando estabilidade aos trabalhadores. Tenho orgulho de neste curto período ter tomado uma decisão importante para a vida de tanta gente, um feito que vou levar para a minha vida. Gostaria de destacar que todos os prefeitos deixaram a sua marca, iniciando com o meu pai Barbosa Lemos, passando pelo saudoso Pedro Cherene, Beto Azevedo, Pedrinho Cherene e a Francimara, que ainda terá mais três anos para governar”, lembrou Frederico.

A professora Fátima Ornelas, primeira secretária de Educação de SFI, falou da emoção a respeito dos 27 anos do município. “Eu estou muito emocionada ao falar sobre a nossa terra. É hoje uma floresta de bonanças, porque ela foi um dia um rincão de pobreza. Como se fosse um torrão, como se fosse um deserto. Nós éramos sertão. No entanto, a riqueza estava aqui, a riqueza está aqui”.

Também prestaram depoimento o ex-vereador Nival Ornelas, o atual vice-prefeito Raliston Souza, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), o ex-vereador e ex-vice-prefeito José Antônio Menezes de Alexim, entre outros.

Homenagens
Através de mensagem gravada em vídeo, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, deu os parabéns pelos 27 anos de SFI, ressaltando a importância do município para o estado.

O diretor do Departamento de Cultura da SMEC, Carlos Salvador, homenageou a prefeita Francimara e o secretário da pasta, Robson Santana, agraciados cada um deles com uma placa comemorativa.

“O documentário é uma sequência de ações culturais que a gente vem organizando nestes últimos cinco meses, desde quando o secretário Robson nos deu esta oportunidade para assumir o Departamento de Cultura. Já realizamos o cadastramento cultural, o evento Cantando na Tela no Mundo da Criança, no Barração de Gargaú, os Autos de Natal na Praça da Igreja Matriz e no Centro Cultural, e através da Lei Aldir Blanc, conseguimos recuperar R$ 1.900,00 para os fazedores de Cultura de SFI. Só temos a agradecer à prefeita Francimara e ao secretário Robson”, revelou Salvador.

Participaram ainda do lançamento do documentário, que em breve estará disponível nas redes sociais da prefeitura, secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores da prefeitura, vereadores do município, além do vereador Maicon Cruz da cidade de Campos dos Goytacazes.

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou a Praça da Bíblia, ao lado do Centro Cultural, na área central do município. A solenidade ocorreu na tarde de terça-feira (18) e fez parte da programação oficial dos 27 anos de emancipação político-administrativa de SFI.

“Quando decidimos pela construção tivemos a certeza de que seria um local próprio para a família poder frequentar, na chegada da cidade. Que a Praça da Bíblia sirva de instrumento de oração e bênçãos de todas as crianças que frequentam o espaço. Em breve vamos assinar a Ordem de Serviço para o início da construção da nova sede do Centro da Terceira Idade, que será mais um marco no nosso município”, ressaltou Francimara.

O vice-prefeito Ralistou Souza destacou que a inauguração da Praça da Bíblia demonstra o zelo com o dinheiro público e a confiança da população depositada na administração da prefeita Francimara. “Lutamos para fazer o melhor pelo nosso município”.

Já o ex-prefeito e marido da prefeita Frederico Barbosa Lemos em seu discurso enalteceu o fato de SFI ser a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a ter uma Praça da Bíblia. “Estamos, mais uma vez, entrando para a história! Vale destacar que a praça não será apenas para a realização de eventos ecumênicos, mas sim destinada a todas as famílias para desfrutarem de momentos de confraternização”.

Participaram ainda da solenidade o presidente da Associação dos Evangélicos, pastor Cristiano Juncá, secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores da prefeitura, vereadores do município, além do vereador Joel Carlos Ferraz de Oliveira, mais conhecido por Joel Enfermeiro, da cidade de Italva, na Região Noroeste Fluminense.

A Praça da Bíblia, uma obra em parceria da prefeitura com o Governo Federal, ocupa um espaço de quase 2.500 m² com mesas para jogos de tabuleiro, bancos, iluminação, paisagismo e uma área destinada a eventos religiosos. Os investimentos alcançaram R$ 374.239,43.

 Os 27 anos de emancipação político-administrativa de São Francisco de Itabapoana (SFI) foram comemorados nessa terça-feira (18) com solenidades cívicas e religiosas. Além da presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, os eventos contaram com a presença de secretários, vereadores e assessores.

A programação começou pela manhã na Igreja Matriz que leva o nome do padroeiro do município, São Francisco de Paula. A missa foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Roberto Francisco, que, em uma de suas falas, destacou características da cidade, como a extensão territorial, o parque eólico de Gargaú, o maior manguezal do Rio de Janeiro e a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG).

Já no pátio da prefeitura aconteceu um ato cívico, com hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional e execução dos hinos do município e do Brasil pelo grupo ArtLata, da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano.

Durante o evento, o ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos pontuou avanços ocorridos no decorrer dos 27 anos e lembrou que o projeto de lei nº 2.379, da criação do município, foi de autoria do seu pai, o então deputado estadual José Antônio Barbosa Lemos, que, posteriormente, foi o primeiro prefeito. Citando os ex-prefeitos Pedro Jorge Cherene, Beto Azevedo e Pedrinho Cherene, além da própria experiência, ele afirmou que “todos deixaram a sua marca na certeza das melhores intenções para que a gente pudesse ver esta terra crescer”.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Maxsuel Cerqueira, falou sobre a união dos vereadores com a prefeitura para “darmos o nosso melhor para o nosso município”.

Refletindo sobre os desafios de uma autoridade pública, o vice-prefeito Raliston Souza reafirmou a missão dos poderes constituídos em “honrar nossa cidade, nossas crianças, nossa juventude, nossas famílias”.

Reafirmando o orgulho de ser a primeira prefeita mulher de SFI, Francimara declarou: “Cada dia que passa, eu aprendo mais e tenho a certeza que estou no lugar certo, pois Deus quis assim. Vocês não têm noção de quanto é gostoso poder contribuir e fazer pelo desenvolvimento da nossa cidade”. Ela também citou avanços em diversos setores, sobretudo na Saúde e Educação.

Na ocasião, a prefeita realizou ainda a primeira entrega de uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para funcionários da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos.

Na sede do Executivo municipal também foi realizado um culto ecumênico. O pároco da Paróquia São Francisco de Paula, padre Luciano Gomes, destacou que as escrituras religiosas destacam o respeito e a oração pelas autoridades. A pastora Lorena Jucá, por sua vez, ressaltou a importância de manter a esperança e a fé.

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está anunciando quatro vagas. Todas as oportunidades são para trabalhar no município.

Duas vagas são para garçom ou garçonete, jornada em período diurno, para trabalhar no Bar do Almir, na Praia de Guaxindiba. As demais são oferecidas por uma empresa, destinadas a ambos os sexos: uma para psicólogo e outra de nutricionista.

Os candidatos devem enviar currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 87, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

“Anunciamos as oportunidades de emprego oferecidas pelos empresários e a equipe do Balcão se encarrega de realizar a divulgação, além de receber os currículos dos candidatos”, informou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Uma das festas mais tradicionais de São Francisco de Itabapoana (SFI), os festejos de São Sebastião acontecem nesta quinta-feira (20) em Barra do Itabapoana. A prefeitura apoia o evento através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur).

A programação começa às 10h com missa celebrada pelo bispo diocesano, Dom Roberto Francisco. Mais tarde, às 15h, acontecerá a Procissão Fluvial pelo Rio Itabapoana. Às 21h, haverá apresentação do cantor Davidson Silva, intérprete de sucessos da música católica como “Nada nos Separará” e “Com Tua Mão”.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos pontuou que, desde sua primeira gestão, valoriza as tradições municipais, contribuindo para festejos como esse.

O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Márcio Calixto, destacou que a paróquia seguirá medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

“A apresentação do cantor católico será realizada no interior da igreja, mantendo o distanciamento e lugares limitados. O show será transmitido pelas redes sociais da paróquia pela Assessoria de Comunicação (Ascom-SFI)”, informou.

O pároco, padre Alexandro de Oliveira, agradeceu o apoio da municipalidade e rogou “as bênçãos do Senhor, pela intercessão de São Sebastião, padroeiro de nossa paróquia, aos paroquianos, município e autoridades”.  Ele lembrou que as atividades religiosos em honra ao santo mártir começaram no dia 11 com o novenário.

Moradores e turistas participaram ativamente do segundo final de semana de programação do “Verão da Família”, uma realização da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) e do Serviço Social do Comércio (Sesc) na praia de Santa Clara.

Na manhã de domingo (16), a prefeita Francimara Barbosa Lemos participou da oficina de futebol com os jogadores Odvan e Mauro Galvão, dupla de zaga histórica do Vasco da Gama e da seleção brasileira.

“É uma honra para mim, como prefeita e, principalmente, como vascaína, receber esses dois atletas reconhecidos em todo o mundo para este momento de contato direto com a nossa juventude”, afirmou a prefeita, que estava acompanhada de secretários, assessores e vereadores. 

Já no sábado (15), foi o primeiro dia de ações desenvolvidas pelo Sesc em Santa Clara, onde foram montadas duas arenas. Nas estruturas foram realizadas diversas atividades, como apresentação circense e show com a banda de pop rock e reggae “O Salto”.

A chefe da Gabinete, Francilea Azeredo, destacou que esta é a primeira vez que a municipalidade firma parceria com o Sesc por meio do projeto “Sesc Verão“. Ela lembrou que as ações prosseguem até 31 de janeiro e são voltadas para toda a família. “Com o empenho da prefeita e excelente receptividade Sesc-Campos, trouxemos este avanço para o turismo são franciscano”, disse.

No final de semana, também aconteceram oficinas esportivas e de funcional, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e a abertura da Feira de Artesanato da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano.

 

Página 1 de 44