Vice-prefeito visita Porto do Açu Destaque

O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, visitou nesta terça-feira (6) o Porto do Açu, em São João da Barra. A agenda foi articulada pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf).

— Foi uma oportunidade para, em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, seguirmos com o estreitamento de laços com este empreendimento de grande potencial. Os representantes do porto nos apresentaram as potencialidades e perspectivas de investimentos — relatou Raliston.

Vice prefeito visita Porto do Açu ASCOM SFI Gilmar Ramos 3

O vice-prefeito reforçou que a prefeitura segue investindo em qualificação profissional dos moradores para preparar mão de obra a ser absorvida por oportunidades como as geradas pelo porto.

Raliston lembrou que, no final de janeiro, participou de assinatura do convênio com o Governo do Estado para oferecimento de cursos em áreas como petróleo, gás e energia, através do “Qualifica Já”, cujas inscrições já estão abertas.

Vice prefeito visita Porto do Açu ASCOM SFI Gilmar Ramos 5

Em conversa com representantes de diversos municípios, o gerente de Relacionamento do Porto do Açu, Wanderson Sousa, destacou o potencial regional. Já o diretor de Administração Portuária, Vinícius Patel, ressaltou que o porto, em 2022, foi o segundo maior do Brasil em movimentação de cargas. “São 22 empresas, instaladas em 11 terminais”, informou, citando ainda a alta possibilidade de geração de energia sustentável, a partir, por exemplo, de usinas eólicas offshore.

A prefeita de SJB, Carla Caputi, pontuou sobre a importância da integração entre os municípios para lidar com impactos e aproveitar as oportunidades criadas pelo complexo portuário e industrial. Em paralelo, a presidente do Cidennf, Fátima Pacheco, que é prefeita de Quissamã, afirmou que o consórcio será parceiro de possíveis projetos de desenvolvimento, que, segundo ela, geram emprego, renda e sustentabilidade.

Vice prefeito visita Porto do Açu ASCOM SFI Gilmar Ramos 2

Também participou da visita a comitiva da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), liderada por Edwal Portilho. A intenção foi fortalecer a parceria com o estado goiano, por meio de novas rotas de escoamento da produção.

Confira mais registros:

Última modificação em Quarta, 07 Fevereiro 2024 13:08