Julho 22, 2024
Ascom SFI

Ascom SFI

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Diego Gomes Santos

São Francisco de Itabapoana conquistou o terceiro lugar na Etapa Nacional da 1ª Campanha Nacional de Incentivo à Criação das CIPAs Escolares 2023-2024. O município também foi destaque entre os municípios com até 50 escolas e conquistou o primeiro lugar. 

A Iniciativa Segurança e Saúde nas Escolas, desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho, pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego e pela Organização Internacional do Trabalho. A lista dos municípios contemplados ficou assim:

1º - Itaguaí/RJ: 62 das 62 escolas municipais com CIPA Escolar implementada (100%)
2º - Nova Iguaçu/RJ: 140 das 144 escolas municipais com CIPA Escolar implementada (97%)
3º - São Francisco de Itabapoana/RJ: 17 das 47 escolas municipais com CIPA Escolar implementada (36%)

Cada município receberá um prêmio de R$ 50 mil em kits CIPA/Primeiros Socorros.

Ao todo, os três municípios contemplados alcançaram cerca de 90 mil estudantes e quase 11 mil profissionais da educação e trabalhadores/as de 219 escolas. Foram capacitados 1013 estudantes e 877 professores/as e trabalhadores/as como cipeiros e cipeiras escolares.

“Hoje, saber que nossa cidade foi a que mais implantou CIPA nas escolas da Rede Municipal dentre os municípios do Brasil com menos de 50 unidades escolares e ficar em 3º lugar mesmo concorrendo com grandes cidades de todo o país é motivo de muita alegria. Agradeço à Prefeita Francimara pelo incentivo, pois, se hoje temos esse título, é graças à sua dedicação e apoio”, disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marcely Barreto.

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), divulgou nesta segunda-feira a lista dos 37 classificados para a quarta turma da Guarda Mirim Municipal (GMM). A partir de agora começa o período de efetivação da matrícula. 

Durante o período de inscrição para o processo seletivo, houve a entrega dos documentos prévios dos candidatos, que são de diversas localidades do município. Desta forma, será preciso que o responsável pelo interessado somente efetive a matrícula. Para isso, basta comparecer no Departamento da Juventude (DJUV), na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 141, no Centro, das 8h às 17h.

Ainda há vagas

A quarta turma do programa segue com inscrições abertas. A iniciativa é voltada para adolescentes com idade entre 14 e 18 anos incompletos, obrigatoriamente matriculados no ensino regular e moradores de SFI.

Para realizar a inscrição é preciso levar cópias de RG, CPF, NIS (Número de Identificação Social), comprovantes de residência e de escolaridade do candidato, além de cópias do RG, CPF e NIS do responsável. 

Programa dura seis meses

O programa é executado em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), órgão vinculado à Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep).

Cada guarda mirim receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100 durante seis meses. O programa tem como principais objetivos a promoção da formação humana, capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, além do fortalecimento do vínculo pessoal, familiar, comunitário e social. 

LISTA DA CLASSIFICAÇÃO DA GUARDA MIRIM

ADYLLA CAROLAYNE DA SILVA NASCIMENTO 
ANA CLARA FERNANDES DA SILVA GONÇALVES
ADRIEL BORGES DA SILVA 
CLÉBER BATISTA LOPES 
CARLOS EMANUEL TAVARES MIRANDA 
DAVY PIRES DA SILVA 
DANIEL DOS SANTOS FERREIRA 
DIEGO AGOSTINHO RODRIGUES DE AZEVEDO 
ESTHEFANY DOS SANTOS SILVA 
EROS MESQUISTA FERREIRA BARBOSA 
FELIPE LIMA GOMES JORGE 
GRACIELLY ALMEIDA RAMOS 
ISAQUIEL FREITAS DA SILVA 
IZABEL CRISTINA GOMES OLÍMPIO NETA 
JOÃO VITOR CORRÊA DE SOUZA 
JUAN GOMES AZEREDO FREITAS 
KAUA BRAGA MONTEIRO 
KAROLAINE LEITE LUIZ ALVES 
LUIZ PHELIPE MARCELINO DA SILVA 
LUNNA ROSARIO DE SOUZA 
MANUELA VIEIRA PIOVESAN 
MARIA HELOISA COUTINHO CHAVES 
MARCELO CARVALHO DA CRUZ FILHO 
MAYCON CORRÊA GENAZIO 
MARIA VITÓRIA DOS SANTOS OLIVEIRA 
MATHEUS GOMES DA CUNHA 
MARCOS VINÍCIUS NEVES SOUZA 
MIGUEL DA SILVA TEIXEIRA 
MYLENNA LUSCHER PINTO DA SILVA 
NATHAN DA HORA DO ESPÍRITO SANTO
PEDRO HENRIQUE MIRANDA DA SILVA 
PEDRO HENRIQUE DA SILVA DE AZEREDO 
RUTH FELICIO DA CONCEIÇÃO 
STHEFANNY FERREIRA BARBOSA 
SAMUEL DE ASSIS RIBEIRO DA SILVEIRA 
THYAGO RODRIGUES FERREIRA 
VITÓRIA FERREIRA GUIMARÃES 

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está anunciando mais duas vagas sem necessidade de experiência: uma de perfumista do sexo feminino e a outra de caixa para ambos os sexos. As oportunidades são para trabalhar no município, na FarmaJus (antiga Drogaria do Juscelino).

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail balcaodeemprego@pmsfi.rj.gov.br ou ainda entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no período das 8h às 17h.

“Prosseguimos com a parceria de sucesso do Balcão e quem tiver oportunidades de emprego e desejar aderir basta procurar a nossa equipe da SMTDH que a gente divulga as vagas disponíveis e ainda se encarrega de receber os currículos dos candidatos”, orientou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

São Francisco de Itabapoana (SFI) vai ganhar o Conselho Municipal de Turismo (ComTur). A solenidade de posse dos membros acontecerá no próximo dia 17, às 9h, na Câmara de Vereadores. A prefeita Francimara Barbosa Lemos ressaltou que a implantação do Comtur vai impulsionar ainda mais o Turismo no município.

“Temos mais de 60 km de litoral com as nossas belas praias, além de outras potencialidades turísticas, como por exemplo, a possibilidade de promovermos o Turismo Rural, sempre respeitando a legislação ambiental para não causarmos danos à natureza. O ComTur permitirá melhor estruturação das políticas públicas de turismo a serem implementadas em SFI”, destacou a prefeita.

Na avaliação do secretário da pasta, Júnior Junqueira, a abertura do ComTur será fundamental para viabilizar a captação de recursos, tanto do setor público quanto do privado, destinados ao desenvolvimento turístico do município.

“O órgão permite a elaboração de projetos estratégicos alinhados às políticas de fomento ao turismo, tornando SFI mais atrativo para investimentos externos. Com uma gestão participativa e transparente, o Conselho facilita a identificação de oportunidades”, explicou Junqueira.

O secretário informou que as principais atribuições do ComTur incluem a formulação de diretrizes para o desenvolvimento turístico local, a promoção de eventos e campanhas de marketing, o estímulo à qualificação profissional e a articulação entre setores público e privado para implementação de projetos e ações que beneficiem o turismo.

“É importante destacar que o ComTur representa um canal democrático e participativo para a comunidade e os diversos segmentos envolvidos no turismo local. Sua criação visa assegurar uma gestão transparente e eficiente, capaz de aproveitar as oportunidades de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do setor”, finalizou Junqueira.

O estacionamento da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) está pronto para receber mais uma edição da Rancheirada SMEC. O evento começa na noite desta sexta-feira (5) e prossegue na noite de sábado (6).

Além das atrações musicais, o público poderá acompanhar apresentação de quadrilhas convidadas e dos alunos da rede municipal de ensino. Haverá ainda espaço destinado para praça de alimentação organizada pelas escolas, como também uma área reservada para os ambulantes locais. Além disso, o Espaço Kids gratuito para a diversão das crianças foi preparado no estacionamento da Câmara Municipal.

No primeiro dia de festa, a prefeita Francimara Barbosa Lemos realizará a abertura oficial, às 19h. Em seguida iniciará a apresentação do DJ Dudu Porto, que retornará em todos os intervalos para animar o público. Logo depois, haverá apresentação de quadrilhas. Às 21h tem show com Rebeka Monteiro e, às 23h, com Rogerinho do Piseiro.

Rancheirada SMEC ASCOM SFI Wagner Fraga 3

Já no sábado, o DJ Dudu Porto, também vai abrir os trabalhos a partir das 19h, seguido de mais danças de quadrilhas. Juninho do Forró, às 21h, e Igor Saliência, às 23h, encerram a programação musical do último dia do evento. 

— Tudo foi orgazinado com muito carinho e dedicação. Faço um convite especial para a população do município e aos moradores das cidades vizinhas para que prestigiem esta tradicional festa típica de nosso município. Teremos muita diversão para animar os dois dias da Rancheirada SMEC — destacou a prefeita Francimara.

A Rancheira SMEC será organizada e realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) como o apoio de diversos órgãos municipais: Turismo, Indústria e Comércio; Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil; Governo e Relações Institucionais; Assessoria de Comunicação; e Meio Ambiente.

Rancheirada SMEC ASCOM SFI Wagner Fraga 1

 

Após quatro meses de implementação, os três núcleos do projeto “Escolas de Campeões” de São Francisco de Itabapoana (SFI) atendem semanalmente cerca de 400 moradores. As iniciativas estão estabelecidas em três localidades distintas.

Na tarde desta quinta-feira (4) a prefeita Francimara Barbosa Lemos visitou o núcleo de Gargaú, junto com o vereador Alexandre Barrão, responsável por pleitear o projeto junto ao senador Romário Faria. Na localidade estão disponíveis funcional, futsal e dança.

— Praticar atividade física é muito importante e esta iniciativa contribui muito para incentivar esse hábito entre nossos munícipes. Agradeço a Romário por todo apoio e a Barrão pelo empenho. Para participar, é necessário realizar inscrição pelo site — afirmou a prefeita.

Escolas de Campeões ASCOM SFI Wagner Fraga 2

De acordo com o vereador Barrão, somente em Gargaú, são mais de 100 adultos e 82 crianças participantes.

— Juntando os três núcleos, chegamos a cerca de 400 pessoas. Em Travessão de Barra, são promovidos futsal e funcional na quadra da Escola Estadual Domires Machado. Já em Praça João Pessoa, na quadra da Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo acontecem aulas de futsal — explicou.

A prefeitura cedeu os locais e os demais investimentos, como equipe, material esportivo e uniformes, são arcados pelo Governo Federal. A parceria também envolve o Ministério da Educação, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e o Instituto Realizando o Futuro.

Escolas de Campeões ASCOM SFI Wagner Fraga 3

Mais três localidades de São Francisco de Itabapoana (SFI) foram contempladas pelo projeto “Praça Para Todos”. A prefeita Francimara Barbosa Lemos realizou nesta quinta-feira (4) a entrega de praças em Guarixima, Retiro e Gargaú.

Em Guarixima, a praça foi construída em espaço anexo a Escola Municipal Tibúrcio Barreto e recebeu o nome de Maxuel Bento de Oliveira, indicação do vereador e presidente da Câmara Municipal, Isaac Salvador. Em Retiro, a construção foi realizada ao lado da Escola Municipal Ernesto José Henriques, sendo nomeada de Adeider Henriques, por indicação do vereador Fauazi Cherene. Já em Gargaú, o investimento aconteceu em Barra Velha.

Três obras do projeto Praça Para Todos ASCOM SFI Wagner Fraga 4

Os recursos investidos nos três locais somam quase R$ 300 mil. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, as três praças receberam iluminação de LED, calçamento com intertravados, paisagismo e playground.

— Quanta alegria e satisfação entregar essas obras que proporcionam mais infraestrutura e um ambiente agradável para nossos munícipes. Fiquei muito feliz em ouvir dos moradores tantos agradecimentos pelas praças. Nossa população merece e, quando trabalhamos com responsabilidade, todos são beneficiados — destacou a prefeita, que estava acompanhada de secretários, assessores e vereadores.

Francimara lembrou que, no decorrer dos últimos anos, diversas localidades foram contempladas pelo “Praça Para Todos”. Pingo D’Água, Deserto Feliz, Boa Vista Italiana e Lagoa Feia são alguns exemplos. 

Três obras do projeto Praça Para Todos ASCOM SFI Wagner Fraga 5

Confira mais registros:

A partir desta sexta-feira (4), São Francisco de Itabapoana (SFI) conta com a Sala do Trabalhador e Empreendedor, uma parceria entre prefeitura e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O espaço funciona em anexo à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), na área central.

A inauguração aconteceu durante a manhã e contou com a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, do secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, do coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche, e da analista de negócios e atendimentos do Sebrae, Jéssica Rangel, que atua em SFI. Secretários e assessores da municipalidade também estavam presentes.

Prefeitura e Sebrae inauguram Sala do Empreendedor ASCOM SFI Wagner Fraga 5

— Este é um momento muito importante para nosso município. Preparamos com muito carinho. SFI tem crescido e vem atraindo grandes empresas, como Americanas, Casa & Vídeo e Drogarias Pacheco. A Sala do Empreendedor trará um olhar diferenciado para todas aqueles que estão acreditando e investindo em nossa cidade — observou a prefeita.

Com base nesta cooperação, o município vai competir e ser avaliado por meio do Selo Sebrae de Referência em Atendimento nas categorias diamante, ouro, prata e bronze. A iniciativa analisa o atendimento aos empreendedores locais.  

Prefeitura e Sebrae inauguram Sala do Empreendedor ASCOM SFI Wagner Fraga 9

Guilherme Reche agradeceu a parceria, confiança e credibilidade da prefeita Francimara. Ele destacou que SFI conta com cerca de três mil microempreendedores.

— A Sala vai atender este público significativo e propiciar a transformação do ambiente de negócios e, consequentemente, o desenvolvimento local. Propiciando aos empreendedores um contexto mais propício para buscar dinheiro e a concretização dos sonhos. A inauguração chancela uma assistência que vem sendo muito bem realizada há anos — afirmou.

Prefeitura e Sebrae inauguram Sala do Empreendedor ASCOM SFI Wagner Fraga 7

A Sala do Empreendedor será o local onde será possível realizar a abertura, regularização e baixa de empresas, além de diversos serviços para o Microempreendedor Individual (MEI), como acompanhamento de negócios, desde a concepção até a execução das ideias. No espaço será disponibilizado ainda a confecção e encaminhamento de currículos e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital.

De acordo com Jéssica Rangel, o objetivo com a assistência gratuita é reduzir o tempo destinado a formalidades, atuando da maneira mais próxima possível junto ao empresário.

Prefeitura e Sebrae inauguram Sala do Empreendedor ASCOM SFI Wagner Fraga 8

— O espaço é climatizado, bem aconchegante e situado numa localização estratégica, bem no Centro da cidade. Vamos seguir fornecendo, inclusive com visitas aos empreendimentos, diversos tipos de suporte, como orientação financeira, de marketing e gestão de pessoas — contou.

A Sala do Empreendedor é coordenada por Rebeca Guimarães. Ela destacou que, através do apoio e convênio do Sebrae, o local dispõe de diversas ferramentas, além de parcerias com empresas privadas, que contaram com representantes presentes no evento, como Microlins, o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Ageo e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

A solenidade também contou com uma homenagem a Telesmilson Pereira, um dos empreendedores são franciscanos pioneiros e mais participantes da assistência fornecida pelo Sebrae. Ele recebeu o certificado de empreendedor nota 10.

Prefeitura e Sebrae inauguram Sala do Empreendedor ASCOM SFI Wagner Fraga 2

Confira mais registros:

É grande a expectativa para um dos eventos mais tradicionais do município, o Festival do Maracujá, em Travessão de Barra, que chega à 36ª edição em 2024. A festa tem entrada franca e acontecerá nos dias 26, 27 e 28 deste mês, com apoio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) e organização da Associação dos Moradores de Travessão de Barra (Amoratra).

“A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur), junto com as demais secretarias municipais, já estão empenhadas para que tenhamos mais um Festival do Maracujá à altura e de qualidade com shows, danças de quadrilha e concurso de beleza. O evento, além de entretenimento para os moradores e visitantes, movimenta a economia do município”, ressaltou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, acrescentando:

“Em breve, vamos divulgar a programação com as atrações da festa. Desde já faço o convite para que todos prestigiem o Festival, que está sendo preparado com muito carinho e dedicação da nossa equipe e da Amoratra”, finalizou Francimara.

No mês de junho deste ano, a Ronda Maria da Penha – Guardiã da Mulher São Franciscana, registrou um aumento de 357% no número de vítimas atendidas (75) e de 322% de atendimentos realizados (103), entre presenciais e remotos, em relação ao mesmo período do ano passado, respectivamente 21 e 32. O projeto, criado pela prefeita Francimara Barbosa Lemos em 16 de março de 2023, é uma parceria entre as secretarias municipais de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep) e objetiva desenvolver ações de conscientização sobre violência contra mulher e garantir o cumprimento de medidas restritivas e protetivas impostas pela Justiça.

“Na minha gestão venho promovendo políticas públicas para as mulheres e posso afirmar que a Ronda Maria da Penha significa um grande avanço para as moradoras de São Francisco. Prova disso é que cidades da região estão usando o nosso projeto como modelo, como por exemplo, Campos e Cardoso Moreira, no Norte Fluminense, e Cambuci, no Noroeste Fluminense”, ressaltou Francimara.

De acordo com a comandante da Ronda, a guarda civil municipal Roberta Panisset, a rede de proteção oferecida às mulheres em SFI tem encorajado as denúncias. “Além dos atendimentos, as mulheres vítimas recebem acompanhamento do município. “Nossos agentes tiveram treinamento específico para fazer parte da equipe e também são capacitados permanentemente participando de palestras, fóruns e outros eventos”, destacou Panisset.

Segundo o secretário da Sesep, subtenente Edson Brito, é muito importante denunciar casos de violência contra a mulher. “Basta avisar à Central de Atendimento à Mulher através dos telefones 180 ou (61) 99610-0180 (WhatsApp), podendo ainda ligar para a Polícia Militar (PM) pelo número 190 ou denunciar presencialmente na 147ª Delegacia de Polícia Civil, no Centro da cidade”.

Página 1 de 203